#OPINIÃO: Jayden Daniels é hoje o melhor Quarterback do College Football, e merece ser #1 da classe no Draft de 2022

Jorge Assireu
Cover Football
Published in
5 min readOct 14, 2021

Jayden Daniels lidera Arizona State desde seu ano de calouro, inclusive com vitórias e atuações surpreendentes já nessa primeira temporada. O QB já passou para quase 5 mil jardas em sua carreira universitária, sem contar a impressionante marca de 10 TDs corridos. Além de números fantásticos, Daniels é o fit perfeito para grande parte das franquias na NFL, pelo seu estilo de jogo, altura e qualidade de braço.

High School

Daniels teve uma carreira fantástica no ensino médio. Jogando pela Cajon High School, de San Bernardino na California. Foi listado como o segundo melhor QB da classe de 2019, somente atrás de Spencer Rattler e afrente de caras como Sam Howell, Bo Nix, Graham Mertz, Taulia Tagovailoa, Dylan Morris, Cade McNamara e Kendon Slovis. Também listado como o terceiro melhor prospecto da California, só atrás da grande estrela defensiva Kayvon Thibodeaux e do grande fiasco Bru McCoy.

Recordista de jardas passadas e corridas na sua escola, conseguiu conduzir um programa pouco tradicional a grandes campanhas estaduais. Saindo do HSF, uma das maiores dúvidas sobre seu jogo era quanto ao porte físico. Muito alto, porém magro para o próximo nível. Mas Daniels provou que isso não era problema, mesmo aos 17 anos jogando em seu ano de freshman(já chego nesse ponto). Mesmo recebendo ofertas do país inteiro e das Power Houses todas, seu top3 final foi UCLA, USC e Arizona State, se comprometendo com os Sun Devils no dia 1 de julho de 2019.

Primeiro ano no College

Daniels chegou em um time irregular e pouco equilibrado. Em 2018, liderados pelo QB senior Manny Wilkins, o programa terminou 7–5, perdendo o Mitsubishi Motors Las Vegas Bowl para Fresno State, mesmo tendo N’Keal Harry(hoje nos Patriots), Frank Darby(Falcons) e Brandon Aiyuk(49ers) como recebedores.

Em 2019, eu seu ano de calouro, Daniels já fez valer seu hype, assumiu a titularidade e já teve uma campanha superior que seu antecessor, incluindo o jogo mais importante do ano: O Tiger Sun Bowl contra a tradicionalíssima Florida State. Mas antes de chegar nesse jogo, vale destrinchar a temporada regular e os números de Daniels.

O calouro passou para 2.943 jardas, 17 touchdowns, correu para quase 355 jardas e apenas 2 interceptações.

Sem dúvida, o jogo que o colocou no radar e no gosto(meu caso) do fã de College Football foi contra Oregon, no Sun Devil Stadium. Naquela altura, os Ducks eram o #6 do país, com apenas uma derrota, contra Auburn, brigando por uma vaga nos Playoffs. Na semana 11 da temporada de 2019, Jayden Daniels fez história! Ganhou de um dos melhores times do país, passou para 408 jardas, 3 TDs e eliminou a chance de CFP para o seu rival de conferência.

No Bowl, Daniels passou para 195 jardas, derrotou os Seminoles e provou o quão bom era e poderia ser.

Segundo ano, um 2020 cheio de incertezas.

Após um 2019 empolgante, o 2020 de Jayden Daniels foi como a da maioria das pessoas: frustrante!

Acredite se quiser, mas Arizona State jogou apenas 4 jogos na temporada inteira. Nesses 4 jogos, Daniels passou para 701 jardas e 5 touchdowns, o que não evitou que ASU perdesse 2 jogos, para USC e UCLA.

Às duas vitórias, contra Arizona e Oregon State, foram ao menos marcantes. Enfrentando o rival estadual, os Sun Devils anotaram 70 pontos nos Wildcats! Certamente esse jogo será um pesadelo para os estudantes de Arizona por muito tempo!

2021, a temporada de alguns milhões de dólares

Nessa temporada, Daniels está jogando para garantir o seu contrato milionário como rookie de primeira rodada da NFL.

Como nos últimos anos, ASU começou a temporada se ajustando e agora aparece em uma clara ascensão. Sua única derrota, para BYU, foi um banho de água fria necessário para os Sun Devils. Até o momento que escrevo esse texto, Arizona State lidera a PAC-12 South e aparece no topo da maioria dos Power rankings da conferência, e mesmo tendo uma defesa mais do que sólida, Daniels é o principal responsável por essa campanha.

Passando muito bem, correndo de forma consistente e deixando o seu RB, Rachaad White, em situações de anotar o TD. Inclusive, White já fez 9 touchdowns, quase 500 jardas corridas e uma média de 5.5 jardas por tentativa de corrida.

Como prospecto de Draft, o por quê Jayden Daniels é tão especial?

Jayden Daniels é o novo protótipo perfeito para a NFL. 6' 3"(1,90 m), ou seja, mais alto que a média de altura dos QBs da liga (6'2”). Sólido passando, com um arm strength elite e com capacidade para fazer big plays correndo. Posso estar errado, afinal isso é um texto mais opinativo do que informativo, mas hoje Daniels é o QB mais preparado para o próximo nível.

Em comparação aos QBs da liga: lança melhor que Jalen Hurts, corre melhor que Tua Tagovailoa. Comparação hoje seria ao Kyler Murray.

Fit perfeito na NFL? Como já disse, poucos times não dariam certo com quarterbacks nesse estilo. Texans, após 4 anos de Watson, parece ter um esquema propício para esse tipo de QB. Entretanto, os Broncos, que parecem estar a um quarterback confiável de ser um time competitivo, seria o fit perfeito para Daniels.

JD pode voltar para o college em 2023, acho isso pouco provável, mas ele tem essa possibilidade. Caso mantenha o nível, escolha alta na primeira rodada é mais que provável para o QB. 28 de abril de 2022 será um ótimo dia para Jayden Daniels.

--

--