Os 10 principais quarterbacks do College na temporada 2021

Cover Football
Cover Football
Published in
9 min readMay 12, 2021

A temporada do College em 2020 marcou o fim das carreiras universitárias de alguns dos quarterbacks mais talentosos da última década. O quarterback de Clemson, Trevor Lawrence, foi a primeira escolha geral do Draft, e seu currículo na universidade o solidifica como um dos jogadores mais talentosos da história da NCAA.

Visando à temporada de 2021, Clemson não é o único grande programa a perder um quarterback de ponta. Ohio State perdeu Justin Fields, BYU e Florida buscam substitutos para Zach Wilson e Kyle Trask, respectivamente.

A temporada do College de 2021 trará novos rostos em alguns programas importantes, mas há alguns iniciantes que prometem brilhar também.

Aqui estão os 10 melhores quarterbacks do futebol americano universitário na próxima temporada.

10. Carson Strong, Nevada

Estatísticas de 2020: 249/355, 2.858 jardas passadas, 27 touchdowns, quatro interceptações

Sem dúvidas, Carson Strong é um dos QB’s mais subestimados no College. Ele foi dominante ao longo da temporada e ficou em 11º no ranking de jardas passadas na FBS.

Ele alcançou a média de 300 jardas aéreas e o mais importante, levou Nevada a um recorde de 7–2 e uma vitória no bowl. Strong lançou cinco touchdowns com apenas seis passes incompletos na vitória por 38–27 sobre Tulane no Famous Idaho Potato Bowl.

Strong pode não receber a atenção devida por jogar na Mountain West, mas ele pode conseguir uma projeção nacional caso consiga vencer as partidas fora da conferência contra Cal (4/9) e Kansas State (18/9) em 2021.

9. Desmond Ridder, Cincinnati

Estatísticas de 2020: 186/281, 2.296 jardas passadas, 19 touchdowns, seis interceptações; 592 jardas terrestres, 12 touchdowns.

No início de cada temporada do College, USC é geralmente projetada para ser a melhor da Pac-12 e uma forte candidata ao título nacional. No entanto, parece que o hype vai diminuindo no decorrer da temporada, e é por isso que Kedon Slovis está fora desse ranking, e Desmond Ridder está dentro.

Embora parte dessa lista seja palpites, Ridder conquistou seu lugar com sua excelente habilidade correndo com a bola e sua evolução como passador. Além disso, o sênior em ascensão agora tem histórico suficiente para ser considerado sem dúvida um dos melhores quartebacks da NCAA.

Ridder já conduziu os Bearcats a três temporadas com mais vitórias que derrotas de forma consecutivas e quase ajudou Cincinnati a vencer a Geórgia no Peach Bowl, perdendo pelo placar apertado de 24–21.

Mas isso não prejudica nada que Ridder tenha conquistado até agora. Com toda a experiência que ele tem e com a forte defesa dos Bearcats, há razões para acreditar que o hype é real com este programa.

8. DJ Uiagalelei, Clemson

Estatísticas de 2020: 78/117, 914 jardas passadas, nove touchdowns no total (cinco passados, quatro corridos), zero interceptações.

O calouro foi colocado no centro das atenções depois que Trevor Lawrence testou positivo para COVID-19 nas vésperas da partida contra Notre Dame. Em apenas duas partidas, DJ passou para mais de 700 jardas com quatro touchdowns. Ele enfrentou Notre Dame, que tinha uma das melhores defesas do College. Apesar da derrota na prorrogação para os Fighting Irishs, Uiagalelei mostrou a todos porque ele está pronto para ocupar o lugar de Lawrence.

Uiagalelei não terá o luxo de começar a temporada com alguns adversários fáceis. Ele terá um grande teste já na Semana 1 contra a Geórgia, que produz consistentemente algumas das melhores defesas sob o comando do HC Kirby Smart. Existem muitos jogadores que vão angariar hype pré-temporada sem jogar muitos snaps significativos. Uiagalelei mostrou que pode jogar contra os melhores e merece um lugar nesta lista, apesar da sua atuação limitada na última temporada.

7. Brock Purdy, estado de Iowa

Estatísticas de 2020: 243/365, 2.750 jardas passadas, 19 touchdowns, nove interceptações.

Purdy se consolidou como o melhor quarterback da história do Iowa State. Apesar de sua luta contra turnovers (lançou nove interceptações), levou Iowa State ao título da temporada regular da Big 12 antes de perder para Oklahoma na final de conferência por 27–21.

Após lançar três interceptações contra os Sooners, no entanto, Purdy se redimiu até certo ponto com uma vitória no Fiesta Bowl sobre Oregon.

Se Purdy deseja ser um dos melhores quarterbacks em 2021, ele precisará melhorar seu histórico e a sua tomada de decisões contra times ranqueados. Não há muito brilho em seu jogo devido ao talento marginal do seu braço e uma capacidade atlética decente, mas não especial. Com uma forte preparação na offseason, talvez Purdy guarde o seu melhor para o final ao liderar os Cyclones para o College Football Playoffs.

6. JT Daniels, Georgia

Estatísticas de 2020: 80/119, 1.231 jardas passadas, 10 touchdowns, duas interceptações.

Nenhum outro quarterback nesta lista teve uma jornada tão única quanto Daniels. Ele também está entre os QBs mais badalados da temporada de 2021.

Daniels jogou apenas quatro partidas e absolutamente brilhou. Na verdade, é fascinante imaginar o que poderia ter acontecido se Daniels tivesse sido o titular quando os Bulldogs perderam para Alabama e Florida na temporada passada. O titular até então era Stetson Bennett. Talvez Daniels pudesse ter feito o suficiente para obter vitórias em uma dessas duas partidas.

Daniels fez tudo isso depois de se transferir de USC durante a pandemia e se recuperar de um rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (ACL). Com a adição de Daniels, o ataque da Geórgia pode ser um dos melhores do College. Se a defesa dos Bulldogs permanecer na elite e Daniels mantiver seu nível de jogo ou melhorar, o título nacional pode não ser impossível para UGA.

5. Dillon Gabriel, UCF

Estatísticas de 2020: 248/413, 3.570 jardas passadas, 32 touchdowns, quatro interceptações.

Devido à natureza prolífica do sistema da UCF, muitos assumem a grandeza de Dillon Gabriel. Ele passou para mais de 3.500 jardas com 32 touchdowns e apenas quatro interceptações. Esses números são dignos de um Troféu Heisman, mas ele não estava na discussão porque, bem, ele joga pelos Knights.

Gabriel continuará a catalisar o eletrizante ataque de UCF, e se a equipe puder melhorar o recorde de 6–4 do ano passado, Gabriel terá o reconhecimento que merece. A UCF terá um calendário difícil em 2021, o que colocará Gabriel à prova.

Dito tudo isso, é justo imaginar como Gabriel se sairá sob uma mente ofensiva voltada mais para o jogo terrestre com Gus Malzahn (ex-HC de Auburn) como seu novo treinador.

4. Matt Corral, Ole Miss

Estatísticas de 2020: 231/326, 3337 jardas passadas, 29 touchdowns, 14 interceptações; 506 jardas terrestres, quatro touchdowns.

O técnico dos Rebels, Lane Kiffin, deu total liberdade para Corral em 2020, às vezes em detrimento da equipe como um todo, mas, na maioria das vezes, essa estratégia produziu resultados fantásticos. Um exemplo seria a partida maluca contra o Alabama, onde, em uma derrota por 63–48, ele passou para 365 jardas e dois touchdowns, acertando 21 dos 28 passes tentados.

Houve momentos em que Corral definitivamente impressionou muito, mas seu alto número de interceptação engana um pouco. Onze de suas 14 interceptações aconteceram em dois jogos, contra Arkansas (6) e LSU (5). Tirando isso sua campanha em 2020 foi espetacular, já que Corral completou mais de 70% de seus passes e mostrou muita habilidade correndo com a bola também.

Isso é o que torna Corral um caso tão convincente. Ele é realmente uma montanha-russa a ponto de nunca ser totalmente confiável como um quarterback de futebol americano universitário de primeira linha? Ou sua imensa vantagem é algo que ele pode alcançar de forma mais consistente, o que poderia resultar em sua melhora este ano?

É o que veremos.

3. D’Eriq King, Miami

Estatísticas de 2020: 211/329, 2.686 jardas passadas, 23 touchdowns, cinco interceptações; 538 jardas terrestres, quatro touchdowns.

Não há indiscutivelmente nenhum outro quarterback nesta lista que foi tão vital para o sucesso de sua equipe quanto D’Eriq King foi para os Hurricanes de Miami. King foi um dos jogadores mais eletrizantes do college e foi dominante ao longo da temporada. Ele sofreu uma lesão no joelho no Cheez-It Bowl, mas retornará para mais uma temporada.

Antes da lesão no joelho, King foi responsável por mais de 3.000 jardas de ataque no total, provando que seu jogo poderia chegar a um nível mais alto de competição após sua decisão de se transferir de Houston. Ele aumentou esses números enquanto jogava atrás de uma linha ofensiva ruim e também lançava para um fraco corpo recebedores.

King estará nas discussões pelo Troféu Heisman 2021 o ano todo e continuará a ser um dos melhores jogadores do college, desde que volte com saúde suficiente.

2. Spencer Rattler, Oklahoma

Estatísticas de 2020: 214/317, 3.031 jardas passadas, 28 touchdowns, sete interceptações.

Na temporada de 2020, Rattler enfrentou expectativas imensas. Não havia dúvida de que ele possuía o talento para ser o próximo grande QB treinado por Lincoln Riley, mas seguir os passos dos vencedores do Heisman, Baker Mayfield e Kyler Murray, e servir como sucessor de Jalen Hurts, foi um desafio imenso.

Agora, Rattler é o favorito para vencer o Heisman em 2021. Sua temporada de 2020 começou difícil depois que Oklahoma perdeu duas das três primeiras partidas. No entanto, a equipe se recuperou sob o comando do calouro redshirt e venceu oito jogos consecutivos, conquistou o título da Big 12 e destruiu Florida no Cotton Bowl.

Ele foi responsável por 34 touchdowns no total e arremessou para mais de 3.000 jardas. Todos estarão observando Rattler na próxima temporada ainda mais de perto, e a pressão continuará. No entanto, ele ficará mais à vontade agora que se estabeleceu oficialmente como o homem no controle do ataque dos Sooners.

1. Sam Howell, Carolina do Norte

Estatísticas de 2020: 236 de 348/3586 jardas passadas, 30 touchdowns, sete interceptações.

Alguns já prevêem que Howell será a escolha nº 1 do Draft de 2022 da NFL. Portanto, o hype é real em cima da estrela de North Carolina. Howell faz com que jogar como quarterback pareça fácil. No entanto, rumo à temporada de 2021, ele estará sem todos os seus principais alvos, com os WR’s Dyami Brown e Dazz Newsome que foram para o draft, e os tailbacks Javonte Williams e Michael Carter que fizeram o mesmo.

Howell é o tipo de QB que torna os outros ao seu redor melhores, e superar todas essas derrotas com uma temporada forte só vai colocá-lo em uma posição mais favorável entre os scouts da NFL. Se Howell repetir ou até mesmo melhorar seus números de 2020, ele será considerado um QB infalível de uma franquia na National Football League.

Menções honrosas:

  • Grayson McCall, Coastal Carolina
  • Jayden Daniels, Arizona State
  • Kaleb Eleby, Western Michigan
  • Sam Hartman, Wake Forest
  • Layne Hatcher, Arkansas State
  • Phil Jurkovec, Boston College
  • Graham Mertz, Wisconsin
  • Spencer Sanders, Oklahoma State
  • Tyler Shough, Oregon
  • Skylar Thompson, Kansas State
  • Tyler Vantrease, Buffalo
  • Malik Willis, Liberty
  • Kedon Slovis, USC
  • Michael Penix, Indiana

Estatísticas de NCAA.com , espn.com/college-football ou pesquisa Cover Football®. Siga o Cover Football no Medium Cover Football.

Facebook | Instagram | Twitter

--

--

Cover Football
Cover Football

Cobrindo cada partida, cada jogada e cada jogador da NFL e do College Football.