Power Five: Às cinco melhores conferências do College Football.

Victor Faruk
Cover Football
Published in
4 min readJun 5, 2021

A FBS (como é conhecida a primeira divisão do college football), apresenta 10 divisões, e 5 delas são consideradas a elite da elite; Southeastern, Big 10, Atlantic Coastal, Pacific 12 e Big 12 formam a conhecido “Power Five”, isto é, os cinco mais fortes! Hoje vamos debater um pouco e ranquear as mais fortes dentre elas.

1. SEC (Southeastern)

Única conferência a mandar um time aos playoffs nacionais todos os anos, não seria exagero dizer que se dividíssemos a SEC, ainda seriam às duas mais fortes conferências do college. Liderada por Alabama, LSU, Georgia e Florida, a SEC ganhou 4 dos 7 títulos do atual formato do college football (3x Bama, 1x LSU), a SEC só não teve representante na primeira final (2014–15) sendo disputada por Ohio State e Oregon. Ainda conta com um número de 19 jogadores selecionados nas 10 primeiras escolhas de Draft nos últimos 5 anos. Haja talento!

2. B1G (Big Ten)

Sem dúvida a mais competitiva das conferências, uma vez que todos os times participantes brigam por um jogo de Bowl, Ohio State, Penn State e Michigan seguem sólidos como os líderes da B1G, apenas Ohio State chegou a disputar a final nacional, sendo campeão em 2014–15 e vice na última temporada (2020–21). A B1G possui 7 jogadores draftados no top 10 do draft nos últimos 5 anos, e são uma das conferências que mais geram talento a NFL todos os anos.

3. ACC (Atlantic Coast Conference)

Dona de grandes rivalidades e alta popularidade, a ACC se viu dominada por Clemson nos últimos anos, que representou sua conferência 4 vezes nas 7 finais nacionais até aqui, porém universidades tradicionais estão novamente entrando no radar dos grandes programas de college football, como é o caso de North Carolina, Miami, e Virginia Tech, que sobem a cada ano nos rankings, trazendo assim, prestígio e olheiros para suas universidades. Assim como a B1G, a ACC também possui 7 jogadores no top 10 do draft da NFL nos últimos 5 anos.

4. PAC-12 (Pacific 12)

Com apenas uma aparição em finais (2014–15), com o Oregon Ducks, a PAC 12 sempre precisou daquele algo a mais para que seus times tivessem a chance de estar entre as melhores do país. Oregon, USC e Washington entram a cada ano mais fortalecidas e abrem uma boa margem de seus rivais, assim como a B1G e a ACC, a PAC 12 possui 7 jogadores entre os 10 melhores draftados nos últimos 5 drafts, membros da conferência que representa costa oeste americana, buscam se solidificar como candidatos aos Bowls anuais, num ano em que apenas metade das suas equipes tiveram um aproveitamento maior do que 50%

5. XII (Big 12)

Ainda que nenhum time tenha representado a Big 12 em uma final, Oklahoma, Texas e Iowa State sempre começam a temporada com alta expectativa em torno de suas equipes, no entanto, as médias de expectativa de vitória para os membros da Big 12 gira em torno de 40%, um número baixo, visto que são equipes conhecidas e tradicionais, mas que representa apenas 3 jogadores draftados em escolhas de luxo (top 10) nos últimos 5 anos, a Big 12 está ainda em busca de sua primeira vitória de playoff, será que esse ano vai acontecer?

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter

--

--