Prévia: Finais de Conferência da NFL

Cover Football
Cover Football
Published in
4 min readJan 23, 2021

As finais de conferência da NFL chegaram e existem muitas nuances para serem analisadas. De um lado temos o confronto da nova geração, onde Patrick Mahomes e seu esquadrão enfrentam os Bills de Josh Allen, que mostrou evolução e, agora, é um dos melhores QB’s para os próximos anos.

Do outro lado temos algo completamente diferente. Dois dos 10 melhores da história, pela primeira vez, se enfrentam nos playoffs e apresentam um prato cheio de narrativas. Tom Brady e Aaron Rodgers lutam pelo legado que vão deixar em campo ao se aposentarem. E para isso, um precisa passar pelo outro.

AFC Championship

Buffalo Bills e Kansa City Chiefs. Provavelmente às duas franquias que possuem os QB’s com os braços mais explosivos da NFL. Por Buffalo, temos a primeira temporada de Stefon Diggs com a equipe, onde já mostrou um teto de produção promissor e encaixou perfeitamente no sistema do Coordenador Ofensivo, Brian Daboll.

Eles que usam em sua maioria, rotas verticais, conseguem produzir contra vários tipos de cobertura, pela habilidade de separação de Diggs, Cole Beasley e até mesmo Devin Singletary, que consegue ser essa arma dupla para Josh Allen. E falando nele, o jogador teve a melhor temporada da carreira e já possui duas vitórias nesta pós-temporada. Irá enfrentar uma defesa que possui como ponto fraco o jogo terrestre, ajudando assim no equilíbrio nas chamadas que eles podem trazer para a partida.

Já na defesa, eles conseguiram pressionar Lamar Jackson no Divisional Round em 33.3% dos snaps. Contudo, mesmo Patrick Mahomes sendo o QB mais efetivo fora do pocket na liga, ele pode ter problemas ao estender jogadas contra essa defesa, que mostra uma agressividade interessante nos playoffs até aqui.

Por Kansa City, o arsenal que eles apresentam é absurdo. Contra os Browns na última semana, eles sofreram, é verdade. Contudo, Patrick Mahomes deixou a partida com uma concussão, o que atrapalhou o desempenho do time. Mas Andy Reid mostrou a razão de ser quem é, e com o quarterback reserva, manteve o resultado positivo com chamadas inacreditáveis.

Para esta partida, com a provável chance de Mahomes ser titular, eles irão com força máxima para chegar no segundo Super Bowl seguido. Além de estarem na terceira final de conferência consecutiva. A defesa se mostrou consistente ao cobrir o passe e promete dificultar o jogo vertical de Buffalo.

Mas o que realmente fica em nossa mente é a saúde de Patrick. Até o momento que escrevo isto, ele não está inativo para a partida e deve jogar. E sabemos que com ele saudável, mesmo os Bills sendo uma verdadeira ameaça, os Chiefs são os favoritos.

NFC Championship

Tom Brady. O que vem na sua mente ao ler esse nome? Na minha vem “playoffs”. Ele é como Michael Jordan na última bola da partida. Até naquelas que parece impossível, você sabe que, com ele, tudo pode acontecer.

Aos 43 anos, ele chega em sua 14° final de conferência e na primeira temporada na NFC, ele realiza tal feito, com chances reais de ir ao Super Bowl. Uma equipe com peças em todo o campo, tanto no ataque, como na defesa. Além de possuir uma comissão técnica agressiva, que sabe o que pode colocar no placar, pela explosão e versatilidade nas opções. Os Bucs consistem na ótima eficiência do ataque e uma habilidade ao pressionar o quarterback adversário, que pode prejudicar Aaron Rodgers. Eu pessoalmente acredito que vai ser a partida com mais pressão para Rodgers, já que a Linha Defensiva de Tampa Bay mostrou ser do mais alto nível.

Tom Brady proclama seu nome entre os deuses mais uma vez. Porém, para vencer o outro camisa 12, que está na busca de uma conclusão em sua trajetória e elevar ainda mais o patamar que, para muitos, só ele alcançou, Tom terá que mostrar novamente, em outra década, a razão de ser quase que de forma unânime, o maior de todos os tempos.

Para isso ele terá um velho amigo, em Gronk, que tem uma conexão direta com Brady no sucesso dos Patriots na década passada. Antonio Brown, um dos Wide Receivers mais talentosos da história e, a dupla Chris Godwin e Mike Evans. Esse é o corpo de recebedores mais páreo duro para uma defesa cobrir.

Aaron Rodgers é para alguns o quarterback com o maior talento já visto e o que alcançou o nível mais alto de excelência e produtividade. Entretanto, só com 1 Super Bowl no currículo e, provavelmente, mais um MVP, ele caça outra oportunidade de trazer o troféu Vince Lombardi para casa. Se você não sabe, Vince Lombardi foi o lendário treinador dos Packers no século passado, onde colocou uma dinastia na NFL. E assim, o troféu recebeu esse nome em homenagem ao técnico.

Contudo, os Packers possuem uma determinação para este jogo que pode mudar o rumo da carreira de Rodgers, que tem em DaVante Adams, uma ligação especial através da bola oval. Os dois mostraram também contra os Rams, o que podem fazer. A defesa evoluiu durante a temporada, que parece ter achado um seguimento para as coberturas e, contra esse ataque que apresenta ameaças por toda a parte, será o teste maior para todos eles.

--

--

Cover Football
Cover Football

Cobrindo cada partida, cada jogada e cada jogador da NFL e do College Football.