Quem vai ficar com Julio Jones?

Wide Receiver afirma que quer deixar o Atlanta Falcons

Vinyrsoares
Cover Football
5 min readMay 24, 2021

--

As especulações tomaram forma de notícia na tarde de hoje com a bombástica declaração de Julio Jones para o ex-jogador da NFL, Shanon Sharpe ao vivo no programa Undisputed:

Eu vou vazar daqui, eu quero vencer”.

Se havia alguma dúvida que Julio estava de saída de Atlanta elas foram encerradas com a declaração de hoje. Há algumas semanas boatos circulavam ao redor da Liga que os Falcons estariam dispostos a ouvir propostas ou ofertas de franquias que estivessem interessadas em adquirir os serviços do, discutivelmente, melhor wide receiver da última década, e nos últimos dias surgiram boatos de que Jones também teria interesse em deixar a equipe. O palco para a manchete de hoje já vinha sendo preparado há um bom tempo, então, na verdade, tratou-se mais de uma oficialização bombástica do que qualquer outra coisa.

O que se sabe no momento é que a equipe da Geórgia tem como prioridade negociá-lo com times da Conferência Americana, o que faz sentido, já que nunca é bom reforçar concorrentes diretos ao Super Bowl — lê-se, times da Conferência Nacional — e o front office do time com certeza tem isso em mente. O que estragou esse plano dos Falcons foi justamente a confirmação de que o jogador não quer permanecer na franquia, pela velha lei do mercado, quando o comprador sabe que você precisa vender o seu poder de barganha vai pelo ralo. Então, se até ontem o preço partia de uma 1ª rodada, hoje já é ventilado nos bastidores da Liga que uma 2ª rodada pode ser suficiente para tirar Julio Jones de Atlanta. O mercado se auto regula na NFL e ele é bastante cruel.

Dito isso, irei sugerir dois possíveis destinos que vejo como principais para Julio Jones, afinal, nas palavras do próprio jogador ele quer vencer agora, logo a lista de times não é tão longa assim e mais, não vou colocar aqui equipes que precisem de manobras salariais para fechar esse acordo, pois até o momento o atleta não se manifestou sobre estar disposto a diminuir seu impacto de mais de US$ 15M de dólares no salary cap.

São Francisco 49ers

Kyle Shanahan. Este é o principal atrativo dos Niners em uma negociação para atrair Julio Jones, pois quando o atual Head Coach dos 49ers era Coordenador Ofensivo dos Falcons o jogador viveu grande fase, batendo 1800 jardas de recepção em 2015 e registrando seu recorde de jardas em uma única partida — 300 jardas — contra os Panthers em 2016 na campanha do título da NFC. Se reunir novamente com seu antigo mentor pode ser do interesse do atleta e, além disso, foi com Kyle que Jones disputou o único Super Bowl de sua carreira. Saindo das questões relativas à comissão técnica, quando olhamos para dentro de campo, São Francisco tem um dos melhores elencos da Conferência Nacional, mas não tem um WR1 definido, de modo que o jogador poderia manter seu status na Liga, e não precisaria “descer de patamar” para vencer. Considerando que Shanahan saberia extrair o melhor de Julio, como ele já mostrou que sabe, tê-lo para ajudar no desenvolvimento de Trey Lance seria fantástico, além do fato que ele ajudaria muito na evolução de Brandon Ayuk aliviando a atenção dos defensive backs sobre ele, e pela presença de George Kittle, uma ameaça em qualquer faixa do campo, Jones poderia achar um espaço ótimo para ser produtivo, principalmente na red zone.

São Francisco ainda tem escolhas de 2ª rodada, então o acordo poderia ser fechado sem muitos problemas e se tornaria ainda mais candidato ao Super Bowl.

New England Patriots

Um pouco antes de essa bomba estourar, no último final de semana, o nome de Julio Jones foi ligado ao New England Patriots quando alguns insiders reportaram que há um interesse mútuo entre as partes de se unirem. Os Patriots estariam conversando internamente sobre como viabilizar uma troca pelo jogador e o atleta estaria interessado em atuar pela franquia. Pensando bem, faz sentido! A free agency e o draft elevaram muito o patamar do elenco patriota, e hoje o time é um candidato a playoffs na Conferência Americana e com certeza a chegada de Mac Jones aumentou o interesse de Jones em se mudar para Foxboro. O time conta agora com uma das melhores duplas de tight end’s da NFL, tem um grupo de recebedores complementar de bom nível, um jogo terrestre sólido, uma linha ofensiva segura e um candidato talentoso a franchise quarterback, tendo como necessidade justamente a posição de WR1. Ou seja, Jones poderia ir para um time capaz de competir e ainda manteria sua condição de principal alvo aéreo do time e de quebra, poderia mostrar a toda a Liga que ele ainda é capaz de elevar uma unidade ofensiva a outro patamar. Outro ponto é a presença de Bill Belichick e Josh McDaniels.

Eu sei que a última temporada de ambos foi atípica, com os Pats tendo recorde negativo e um dos piores ataques aéreos da Liga, mas isso não foi porque eles desaprenderam a treinar e sim porque faltavam peças qualificadas em campo. Nesta temporada há mais talento no roster da equipe, todos na NFL sabem isso e com certeza o prestígio segue em alta entre a maioria dos atletas. Se Julio se mudasse para o Gilette Stadium encontraria o maior head coach da história do futebol americano, uma das melhores mentes ofensivas dessa geração como coordenador ofensivo, um bom elenco e uma cultura vencedora, não me parece um mau negócio para ele, e outro fato que podemos pensar que não conta, mas é bem possível que pese na equação, Jones perdeu um Super Bowl para os Patriots e isso com certeza está em sua cabeça. Uma união entre as partes pode deixar ambos mais próximos de um Super Bowl.

E você, para onde você acredita que Julio Jones vai? Qual será o desfecho dessa novela?

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter

--

--

Vinyrsoares
Cover Football

Redator e criador da @_sportsbr no Instagram/Twitter e Editor do setor de draft e redator de NFL no Portal Golim Sports