Review Semana 2 College Football

Bruno Oliveira
Cover Football
Published in
8 min readSep 14, 2021

Acabou o final de semana, e com isso, trazemos para vocês mais uma review do College Football, dessa vez, acerca da semana 2 da temporada 2021, com upsets, grandes jogos e muita emoção!

#12 Oregon 35@28 Ohio State #3

O jogo mais esperado dessa semana 2, entregou ainda mais do que os fãs esperavam. Ohio State vinha de uma vitória sofrida contra Minnesota, dúvidas acerca do QB freshman, C.J Stroud e da defesa em geral. Oregon também vinha de uma vitória sofrida, contra Fresno State, e desfalcada defensivamente pelos seus dois jogadores mais importantes da unidade: o DE Kayvion Thibodeaux, candidato a top 10 do próximo draft, e o LB cinco estrelas, Justin Flowe.

O começo de jogo foi parado. As defesas conseguiram parar os ataques que foram ousados: Ohio State tentou uma 4ª descida no campo de ataque, malsucedida. Mas a partir do 2º quarto o jogo começou a virar um espetáculo, quando o RB CJ Verdell, o melhor jogador da partida, correu 14 jardas para abrir o placar para Oregon, 7x0.

Stroud que começou o jogo novamente apagado, com apenas 7/12 passes completos, entrou nos eixos e conseguiu boas conexões com seu excelente trio de WR, Chris Olave, Jaxson Smith-Njigba e Garrett Wilson, esse que empatou o jogo após uma gafe defensiva dos Ducks. Apesar disso, a defesa de Oregon dominou o jogo, limitando o jogo corrido adversário e conseguindo neutralizar jogadas de Stroud, mesmo sem seus dois principais jogadores.

Porém, após esse momento, os Buckeyes nunca mais viram o placar igualado. Oregon abriu vantagem com mais dois touchdowns muito parecidos de CJ Verdell, buscando o lado direito da defesa de Ohio State. Os Buckeyes ainda buscaram uma recuperação com TDs de Smith-Nijgba, duas vezes, e TreVeyon Henderson, mas sempre respondidos com TDs dos Ducks: Travis Dye e Moliki Matavao. No drive decisivo, Stroud , que vinha jogando bem, comete um erro crucial, e lança uma interceptação evitável que sacramentou a derrota dos Buckeyes. CJ Verdell, astro da partida, terminou o jogo com 20 corridas, 161 jardas, 3 recepções, 34 jardas, 3 TD (2 corridos).

Com esta vitória, Oregon sobe 8 posições no ranking e assume a 4ª colocação. Recebe Stony Brook no sábado. Ohio State cai muito no ranking, de 3º para 9º, e pode ter complicações em uma briga para os playoffs nacionais. Recebe Tulsa, também no sábado.

#5 Texas A&M 10@7 Colorado

Em um jogo em que tudo previa uma vitória sólida de Texas A&M, por pouco, Colorado não venceu.

É verdade que o baque da lesão do QB titular dos Aggies, Haynes King, logo no 1º quarto, foi sentida. O jogador lesionou a perna, passou por cirurgia e está fora até pelo menos a metade de outubro. Foi a estreia de Zach Calzada, que apesar de demonstrar algumas boas jogadas, ainda está muito cru: apenas 18–38 e 183 jardas.

Colorado, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou a situação e abriu logo de cara 7x0 em uma corrida do excelente RB Jarek Broussard. Pelo lado dos Aggies, o problema das não-conversões de 3ª descida, matava os drives do time: apenas 1–10 no começo do jogo. Aliado à isso, a inconsistência de Calzada complicou o ritmo do time, que só conseguiu os primeiros pontos nos últimos segundos do 1º tempo com um FG de 41 jardas do K Seth Small.

Os Buffaloes não conseguiram um ritmo ofensivo decente desde o drive do touchdown e pararam na sólida defesa de Texas. O 2º tempo foi um jogo muito morno de dois ataques inconsistentes e debilitados seja por lesão ou falta de talento de certas peças. Fato é que no final do jogo, Zach Calzada conseguiu achar o excelente TE Jalen Wydermyer em bons passes, deixando o time numa boa situação para virar o jogo, até que Calzada na linha de 0.5 jarda, cometeu um fumble, que viraria o jogo para Texas. Por sorte do QB, Colorado não aproveitou a chance, e ainda viu Calzada lançar um belo passe para um dos melhores RB do país, Isaiah Spiller, virar o jogo e garantir a sofrida vitória para A&M.
Apesar da vitória, o desempenho dos Aggies foi fraco e fez com que o time caísse para #7 no ranking. Recebem New Mexico. Colorado fez uma boa partida e quase conseguiu um upset no número 5 do país. Agora recebe a forte Minnesota Golden Gophers, no sábado.

Toledo 29@32 Notre Dame #8

Depois de protagonizar um dos maiores jogos da história do College Football no domingo passado, quem diria que Notre Dame quase tomaria um upset em casa contra a limitadíssima Toledo Rockets. Pois é, isso aconteceu.

No começo do jogo, Notre Dame quase repetiu o drive inicial contra Florida State: muitos passes para o incrível TE Michael Meyer e touchdown de Fighting Irish. A defesa conseguiu limitar Toledo a apenas dois FGs, e viu o RB Kyren Williams correr 43 jardas para abrir 14x6. Tudo se encaminhava para o começo de uma vitória tranquila para a número 8 do país. Porém, o QB Jack Coan teve problemas com turnover novamente, pois já havia sofrido um fumble na partida. Pick-six lançada, e com um FG de Toledo, a vantagem foi pulverizada e revertida para os Rockets que terminaram o 1º tempo na frente, liderando por 16x14.

Na segunda metade da partida, o QB Tyler Buchner começou a participar ativamente de alguns snaps, e liderou drives para um FG de Jonathan Doerer e um belo passe para o TD de Chris Tyree, virando o jogo para 24x16. Mas Toledo não largava o osso, e conseguiu um TD de Bryant Kobach para diminuir para 24x22. A tentativa de conversão de dois pontos foi malsucedida.

O final de jogo foi maluco. Com apenas 1:35 para acabar o jogo, Toledo conseguiu um improvável touchdown da virada com uma corrida de 26 jardas do RB Dequan Finn. Só que os Rockets sabotaram os próprios Rockets. Foram 7 faltas em 9 snaps no final do jogo, o que fez com que Notre Dame facilmente chegasse à endzone adversária com Michael Meyer e uma conversão de dois pontos de Kyren Williams, sacramentando a vitória de Fighting Irish.

Notre Dame, com um desempenho bem abaixo, caiu 4 posições no ranking, e agora assume a posição 12 do ranking da AP. Recebe Purdue, num grande clássico, neste sábado. Toledo recebe Colorado State.

#10 Iowa 27@17 Iowa State #9

No clássico de Iowa, os Hawkeys visitaram os Cyclones em um jogo muito aguardado dessa semana 2.

No começo de jogo, as defesas predominaram, limitando o placar a apenas um FG de Iowa State no final do 1º quarto, o qual acabou 3x0 para os mandantes. O primeiro touchdown da partida veio apenas na metade do 2º quarto numa boa corrida do RB Tyler Goodson, 7x3 Hawkeyes.

A inconsistência ofensiva de Iowa State complicou a própria defesa que, cansada, não conseguiu evitar outro TD de Iowa, dessa vez uma recepção de 26 jardas de Charlie Jones após um bom passe do QB Spencer Petras. Logo no drive seguinte, finalmente os Cyclones encontraram um ritmo de jogo, que culminou no touchdown corrido de um dos melhores RB da nação, Breece Hall.

No 2º tempo, os turnovers simplesmente aniquilaram qualquer chance de vitória dos Cyclones. Isso porque a maravilhosa defesa de Iowa, que já tinha forçado 4 turnovers de Indiana Hoosiers na semana 1, repetiu a dose e forçou 4 turnovers do rival. No 1º tempo, Brock Purdy havia sido interceptado uma vez, e cometeria o mesmo erro duas vezes ao longo da partida. Mas foi um fumble de Breece Hall que ocasionou um touchdown de Iowa, logo no começo da 2ª etapa, para abrir 21x10.

Após isso, os Hawkeyes só precisaram controlar o jogo, conseguindo mais dois FGs e apenas cedendo mais um touchdown do QB reserva dos Cyclones, que substituiu Purdy, Hunter Dekkers. Foi a 24ª vitória das últimas 26, que Iowa cedeu menos de 25 pontos para o adversário. SURREAL.

Com a 2ª vitória em cima de ranqueadas, Iowa sobe para 5º no ranking, visando playoffs nacionais. Recebe Kent State. Iowa State desce para 14º e visita UNLV.

#15 Texas 21@40 Arkansas

Um upset impressionante dos Razorbacks, em uma atuação dominante dos dois lados da bola e em uma atmosfera absurda.

Foi assim que Arkansas derrotou a aclamada Texas Longhorns. Com o apoio de mais de 70 mil pessoas no Donald W. Reynolds Razorback Stadium, os Razorbacks dominaram o ataque de Texas, forçando o excelente RB Bijan Robinson a ter menos de 70 jardas corridas, e Hudson Card ficar apenas 8–15 e 61 jardas.

O primeiro tempo acabou 16x0, com um amplo domínio do QB K.J. Jefferson que acabou o jogo com 14–19 e 138 jardas. No 2º tempo, um jogo parelho, mas que já havia sido dominado por Arkansas, que controlou bem o relógio, e garantiu um upset, que, atrelado à vitória na semana 1, fez com que o time da SEC figurasse no AP’s ranking pela primeira vez em 2021.

Os Longhorns sofreram a primeira derrota sob o comando do HC Steve Sarkisian, e saem do ranking. Recebem Rice. Arkansas, como dito, entra no ranking e figura na 20ª posição. Recebe Georgia Southern no sábado.

#21 Utah 17@26 BYU

Para finalizar, vamos falar de mais um upset da semana. Este, nem tanto surpreendente, pois BYU já vinha de boa vitória contra Arizona e possui um time forte e capaz de bater de frente com a maioria dos times da NCAA.

E foi isso o que aconteceu na madrugada de sábado para domingo em Utah. Os Cougars não ficaram em nenhum momento atrás do placar, pois contaram com uma boa mescla entre jogo aéreo e corrido, liderados pelo RB Tyler Allgeier, 27 corridas e 97 jardas, e o QB Jarren Hall, 8 corridas e 92 jardas, além de 18–30, 149 jardas e 3 TD.

Os Utes até tentaram, com uma boa partida do RB Micah Bernard, 146 jardas e 1 TD em 12 corridas, mas falharam em momentos cruciais e não conseguiram parar o ataque de BYU, cedendo mais de 360 jardas, sendo 219 corridas.

Com a vitória, os Cougars finalmente entram no ranking e figuram em #23. Recebem Arizona State, 19 no ranking. Utah sai do ranking e visita San Diego State.

Outros jogos da semana 2:

Kansas 22@49 Coastal Carolina #17

UTEP 13@54 Boise State

Mercer 14@48 Alabama #1

UAB 7@56 Georgia #2

Western Carolina 0@76 Oklahoma #3

South Carolina State 3@49 Clemson #6

Murray State 7@42 Cincinnati #7

Ball State 13@44 Penn State #11

#13 Florida 42@20 South Florida

Stanford 42@28 USC #14 (Upset!)

Eastern Michigan 7@34 Wisconsin #18

Middle Tennessee 14@35 Virginia Tech #19

Austin Peay 17@54 Ole Miss #20

Appalachian State 23@25 Miami (FL) #22

UNLV 10@37 Arizona State #23

Georgia State 17@59 North Carolina #24

Alabama State 0@62 Auburn #25

Illinois 14@42 Virginia

Pittsburgh 41@34 Tennessee

Rutgers 17@7 Syracuse

California 32@34 TCU

North Carolina State 10@24 Mississippi State

Jacksonville State 20@17 Florida State

Washington 10@31 Michigan

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter | Twitch

--

--