Steelers assinam com Ingram na esperança de competir em 2021

O Pittsburgh Steelers anunciou a contratação de Melvin Ingram em uma tentativa de encorpar sua unidade defensiva para competir na feroz AFC North de 2021.

Vinyrsoares
Cover Football
4 min readJul 20, 2021

--

A temporada 2020 terminou com um sabor amargo para a torcida de Pittsburgh, após a equipe ser a última a perder sua invencibilidade no ano — tendo sofrido sua 1ª derrota apenas na semana 12 — foram 4 derrotas nos últimos 5 jogos que tiraram toda a confiança do time para os playoffs. O resultado? Uma melancólica derrota no Wild Card para o Cleveland Browns, em pleno Heinz Field, algo que não acontecia há mais de 15 anos, e o fim do sonho do 7º Super Bowl bem antes que a apaixonada torcida dos metaleiros sonhou ao longo de boa parte da temporada.

Com um salary cap apertadíssimo para 2021, a Free Agency foi cruel com os Steelers e o time viu o cornerback Steve Nelson e o EDGE Rusher Bud Dupree, dois pilares do sistema defensivo da equipe que se não foi o melhor da Liga em 2020, esteve pelo menos no panteão dos melhores, irem embora sem qualquer tipo de compensação. Enquanto isso, o Cleveland Browns fez um offseason impecável, reforçou suas fragilidades e promete subir de patamar nesta temporada, já o Baltimore Ravens trouxe peças que devem dar um upgrade de talento no ataque do time, isso claro se o coordenador Greg Roman fizer sua parte. Se já não fossem suficientes os reforços de Ravens e Browns, o Cincinnati Bengals conta com o retorno de Joe Burrow, que terá agora seu companheiro dos tempos de LSU, o Wide Receiver Ja’Marr Chase e bons reforços defensivos como Trey Hendrickson, o que deve fazer o time ao menos um pouco melhor do que em 2020. Diante deste cenário externo, com um defesa enfraquecida pela Free Agency, um quarterback em declínio — que pode estar em seu último ano de carreira — atrás de uma linha ofensiva que deve ter um nível de talento inferior a 2020 por conta das perdas na offseason, o front office de Pittsburgh precisava fazer algo, e bem, eles foram lá e fizeram.

Melvin Ingram é um medalhão, se formos usar um jargão futebolístico, pois é um jogador veterano, que há um tempo não vive seus melhores dias, mas que tem um currículo de respeito e que ainda carrega a esperança que tenha alguma lenha para queimar se colocado em uma situação favorável. Dito isso fica o questionamento, qual o cenário agradável que os Steelers têm a oferecer para ajudar Ingram? TJ Watt. O homem que mais pressionou os quarterbacks adversários e que mais teve sacks em 2020 é um belo atrativo para Melvin em Pittsburgh, afinal, TJ atrai muitas dobras de marcação e isso deve aliviar bastante a atenção da linha ofensiva sobre o veterano e lhe dar mais espaço para desenvolver seu jogo.

Na teoria isso é perfeito, um jogador experiente, que conhece os atalhos da posição, alinhado no lado oposto a um jovem dominante tem um histórico positivo na Liga, porém não é tão simples assim transformar esse conceito teórico em prática. Melvin Ingram não tem um ano com mais de 10 sacks desde 2017 e não disputa os 16 jogos de uma temporada desde 2018, além disso, vem de um ano onde disputou 7 jogos e não somou nenhum sack, e zero é um número negativo complicado em qualquer histórico. Um jogador de 32 anos, com problemas de lesão recentemente e em um aparente declínio de produção, esta é a realidade sobre Ingram, mas isso não quer dizer que ele está acabado ou que a contratação foi um desastre.

Com um mercado de cornerbacks raso e pouco dinheiro disponível na folha salarial não havia muitas alternativas para os Steelers durante a offseason, e eles decidiram arriscar onde podiam. Por que digo arriscar? É simples, se o pass rush for sólido e agressivo dará uma bela ajuda para a fragilizada secundária do time, e de quebra, com uma unidade defensiva segura, o ataque comandado por Ben Roethlisberger não terá tanta pressão de ser explosivo nesta temporada.

O front office não tem um plano B, eles estão apostando que ainda podem vencer com Big Ben under center, tanto que não há sequer um quarterback sendo lapidado para o futuro, no curto e médio prazo o veterano é tudo que a equipe tem. Logo, a diretoria precisa fazer tudo que estiver ao seu alcance para fazer esse projeto dar certo, e neste cenário, apostar em Melvin Ingram é uma cartada que faz sentido.

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter

--

--

Vinyrsoares
Cover Football

Redator e criador da @_sportsbr no Instagram/Twitter e Editor do setor de draft e redator de NFL no Portal Golim Sports