Utah, BYU e Utah State nos mostraram em 2021 o porquê devemos levar este estado mais a sério durante o recrutamento.

Jorge Assireu
Cover Football
Published in
4 min readJan 6, 2022

Utah, o trigésimo primeiro estado americano em população, em um total de 50, teve 3 de suas universidades mais conhecidas e conceituadas brilhando em 2021 no futebol americano, o que nos faz ligar um alerta positivo para o recrutamento da região.

Com Texas, que teve UTSA e Baylor vencendo suas conferências, o estado de Utah fez história ao ter dois programas vencendo pela primeira vez seus Conference Championship.

Utah Utes campeão da PAC-12 pela primeira vez em sua história, Utah State Aggies vencendo a Mountain West também pela primeira vez e BYU Cougars com um recorde 10–2 na posição 12 do ranking. Um ano histórico para um estado que vem crescendo cada vez mais no cenário do futebol americano colegial e universitário, e deve ser levado mais a sério pelos recrutadores.

Jaxson Dart em seu primeiro ano em USC, tomou a titularidade do inconfiável Kendon Slovis no meio da temporada. O QB 4 estrelas do estado de Utah era o décimo na posição da classe de 2021, segundo a 247sports, atrás de caras como Sam Huard(Washington), Ty Thompson(Oregon) e Jake Garcia(Miami). Esses 3 citados, mesmo reservas de quarterbacks contestados, não conseguiram vencer a batalha pela posição, o que mostra o quão talentoso é Dart.

Na classe de 2020, o único 5 estrelas do estado era Noah Sewell, que mesmo com toda sua fisicalidade, ainda era apenas o décimo terceiro prospecto geral do país. Hoje em Oregon, Noah Sewell é sem dúvidas um dos melhores linebackers do país, e se não fosse o empecilho da elegibilidade, seria facilmente uma escolha de primeira rodada no Draft de 2022 da NFL.

Temporada de Utah

2021 foi, sem dúvidas, um dos anos mais memoráveis da história da universidade. Após lidar com duas tragédias no programa, os jogadores dos Utes tornaram a temporada algo pessoal. Com recorde 10–3 na temporada regular e uma vitória acachapante na final da PAC-12 contra Oregon, o programa de Salt Lake City terminou na posição 11 do ranking nacional. A cereja do bolo(e que cereja, hein?) a ida ao Rose Bowl Game contra Ohio State, fez com que a torcida dos Utes invadissem Pasadena. Em um dos melhores jogos da temporada, e sem dúvidas no bowl mais disputado, os Buckeyes venceram Utah por 45×48 em uma atuação de gala do QB de SoCal CJ Stroud, que passou para 573 jardas e 6 TDs em sua volta para a Califórnia.

Um dos times mais históricos dos Utes e com praticamente um jogador de destaque em cada posição nos rankings da PAC-12(segundo rating da PFF).

Safety: Vonte Davis, o quinto melhor.

WR: Britain Covey, segundo melhor da PAC-12.

Edge: Mika Tafua, segundo melhor da conferência só atrás de Kayvon Thibodeaux.

RB: Tavion Thomas, segundo melhor.

TE: dose tripla com Dalton Kincaid, Brant Kuithe e Cole Fotheringham, todos no TOP5 da PAC12.

LB: os dois melhores, Devin Lloyd e Nephi Sewell.

QB: Cameron Rising ocupando a primeira posição, seguido de DTR(UCLA) e Chase Nolan(Oregon State).

Temporada de BYU

Mesmo terminando a temporada com derrota no Independence Bowl para UAB, os Cougars ainda podem se orgulhar da forte temporada que fizeram. Com um recorde 10–2 na regular, o programa de Provo teve vitórias consistentes, como contra Arizona State, Virginia e Washington State. Mesmo perdendo peças importantíssimas no draft de 2021 da NFL, os mórmons continuaram nos mostrando que a maior força do programa está na comissão técnica e no espírito de representatividade da universidade. Desde que Kalani Sitake chegou em BYU como Head Coach em 2016, os Cougars apresentam um recorde 48–29, 3–2 em Bowls e apenas uma temporada abaixo de 0.500, no segundo ano de Sitake afrente do programa(2017).

BYU parece estar pronta para ingressar na Big 12 em 2023 e ser uma Power Five. Os demais esportes da universidade já entram na conferência neste ano, porém o futebol americano apenas entrará em 2023. Isso acontece por conta do calendário dos Cougars já montado para essa temporada, que inclui jogos contra Oregon, Arkansas, Notre Dame, Baylor, Stanford e outros.

Temporada de Utah State

Os Aggies de Logan fizeram uma temporada de Cinderela, com um começo conturbado e derrota para a rival estadual BYU, o programa que revelou ao mundo o QB Jordan Love, terminou a temporada com um passeio sobre a #19 San Diego State na final da Mountain West, e uma vitória sólida no LA Bowl contra Oregon State.

Esses 3 programas nos mostram haver excelentes recrutas fora dos principais estados(California, Texas, Florida) e que números de estrelas não definem um jovem jogador colegial.

--

--