É primavera! Conheça as plantas comestíveis!

Você já deve ter visto flores na mesa, mas… e nos pratos? Pois saiba que existem muitas espécies de flores que podem ser incorporadas às receitas para dar sabor e beleza aos alimentos. Elas são chamadas de “pancs”, abreviação de plantas alimentícias não convencionais e podem ser usadas em saladas, molhos, na decoração de doces e até em cubos de gelo. Saiba mais:

- Antes de ir até o jardim, saiba que apenas espécies comestíveis e cultivadas para este fim, sem pesticidas, podem ser consumidas;

- As pétalas contém compostos fenólicos (reconhecidos por sua ação antioxidante e anti-inflamatória) e os flavonoides, que têm efeito anti-inflamatório, antimicrobiano e antiviral;

- A higienização das flores deve ser feita delicadamente logo antes do consumo. Se colocadas na geladeira, a maioria das “pancs” pode durar mais de uma semana;

- O sabor das “pancs” vai do doce (amor-perfeito, violeta) ao amargo (crisântemo), passando pelo levemente ácido (begônia, calêndula) e picante (capuchinha).

- As rosas podem ser usadas para fazer cubos de gelo. Basta congelar a água das pétalas nas forminhas e depois usar em sucos;

- A lavanda fica ótima se misturada à massa de bolos;

- Para apimentar sua salada, salpique pedaços da flor capuchinha, fica uma delícia!;

- O seu molho para a carne vai ficar com um sabor levemente adocicado se você misturar algumas pétalas de cravo;

Veja agora uma receita de salada de primavera do Vigilantes do Peso com flores comestíveis:

Ingredientes:

1 jato completo de óleo em spray

1 peito de frango sem pele cru

¼ de colher de chá de sal

¼ de colher de chá de pimenta-do-reino moída

2 folhas de alface lisa

½ xícara de folhas de agrião

½ xícara de folhas de mini agrião

1 rabanete, em fatias finas

16 tomates-cereja cortados ao meio

Flores comestíveis (como violeta ou amor-perfeito) a gosto

Para o molho

2 colheres de sopa de mostarda

1 colher de sopa de mel

½ colher de sopa de água

½ colher de sopa de vinagre de vinho branco

1 colher de chá de alho em flocos

Modo de preparo

Salada

Unte uma frigideira antiaderente com óleo em spray e aqueça em fogo médio. Enquanto isso, tempere o frango com sal e pimenta.

Coloque o frango na frigideira e cozinhe até que esteja dourado, por cerca de 5 minutos. Vire e continue cozinhando por mais 3 minutos. Transfira o frango para um prato, corte em fatias e reserve.

Em uma travessa para salada grande, arrume os ingredientes. Comece com as folhas de alface e agrião. Acrescente as fatias de frango, rabanete e os tomates. Espalhe as flores por cima e ao redor da mesa para decorar. Sirva acompanhado com molho de mostarda e mel.

Molho

Em uma tigela pequena, misture a mostarda, o mel, a água, o vinagre e o alho.

Gostou? Então aproveite a estação mais bonita do ano para usar flores não só como enfeite, mas também para se alimentar!

Foto: Freepik