10 dicas incríveis e simples para limpar superfícies de vidro e espelhos

Inspira & Conecta
cozimaxblog
Published in
3 min readSep 29, 2017

Vidros e espelhos estão por toda a casa: na cozinha, no banheiro e na sala. Se você tem dificuldade para limpá-los, separamos 10 dicas infalíveis que vão tornar esse trabalho muito mais fácil. Veja:

1 — Antes de limpar os vidros e espelhos, é necessário limpar as janelas primeiro. Passe um pincel de cerdas largas entre as frestas da janela para eliminar o pó. Se necessário, use o aspirador de pó para as partes de mais difícil acesso, principalmente os cantos.

2 — O ideal é lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza antes que você possa polir o vidro ou o espelho adequadamente;

3 — Os limpa-vidros, encontrados facilmente em supermercados, são apropriados somente para a limpeza de vidros e espelhos que não estão localizados em cômodos que acumulam sujeira gordurosa. Porém, nessas áreas, o ideal é usar um desengordurante neutro e líquido, antes da aplicação do limpa-vidros.

4 — Se quiser um produto caseiro, limpe o vidro com uma solução de cinco litros de água para uma colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e uma colher de sopa de álcool. Passe esta solução com o lado macio da esponja, enxague e seque.

5 — A limpeza dessas superfícies não requer o uso de água abundante ou excesso de produtos. Para impedir que a solução líquida seque e cause manchas, a indicação, principalmente se a área for extensa, é dividir a janela, porta ou espelho em partes para limpar e, na sequência, secar por etapas. Outra sugestão que ajuda a não deixar marcas, é passar o pano ou esponja em uma única direção.

6 — Para fazer a limpeza de superfícies envidraçadas use esponjas macias e panos de algodão que não soltem fiapos. Os rodos com dupla face (esponja para lavagem e tecido de flanela ou algodão para secagem) são práticos para a limpeza de grandes áreas que estejam fora do alcance das mãos de quem está fazendo a faxina.

7 — Para evitar riscos e manchas, nunca utilize produtos de limpeza a base de solventes, saponáceos e panos ou esponjas de material áspero.

8 — O velho truque caseiro de usar jornal para limpar os vidros pode até surtir algum efeito nas primeiras vezes, mas, segundo especialistas, com o tempo os resíduos de tinta da impressão do jornal ficam impregnados na superfície, comprometendo a visibilidade.

9 — Para limpar mesas de vidro, molhe uma esponja macia em água morna, coloque cerca de quatro gotas de detergente e esfregue o tampo. Depois, com pano molhado, remova o sabão e, com um pano seco, enxugue. Finalize com papel toalha e um pouco de álcool.

10 — Nos boxes dos banheiros, o ideal é aplicar impermeabilizantes sobre a superfície pelo menos uma vez por mês. Sem esta aplicação, a limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por semana, para eliminar resíduos de shampoo, sabonete, condicionador e até mesmo, da própria gordura e sujeira da pele e dos cabelos.

Gostou? Então que tal aplicar essas dicas na próxima limpeza da sua casa?

Fotos: FreePik

--

--