Como deixar seu banheiro sempre perfumado

Nada pior do que entrar em um banheiro e perceber um odor desagradável, certo? Além de passar a sensação de desleixo com a limpeza, um banheiro mau cheiroso torna o ambiente desagradável e pode até estar fora dos padrões de higiene recomendáveis. Veja algumas dicas para evitar este problema:

1 — Organização: toalhas e roupas sujas contribuem para o mau cheiro. O ideal é que elas sejam colocadas na lavanderia, mas, se você quiser mais praticidade, mantenha um cesto apenas para estas peças no banheiro. As toalhas devem ser trocadas pelo menos uma vez por semana. A limpeza completa do banheiro incluindo a pia, o vaso sanitário e o box também deve ser feita uma vez por semana. Para as peças, você pode usar álcool e água sanitária para o vaso.

2 — Aromatizadores: são uma ótima opção para deixar o banheiro com cheirinho mais agradável. Existem várias opções: os borrifadores, velas aromáticas, os de varetas e os sachês. Escolha aquele que for mais prático. Também é recomendável que você deixe um bactericida à disposição do usuário próximo ao vaso sanitário, que deve ser colocado no local após o uso. Outra boa dica é colocar algumas gotinhas de aromatizadores no papel higiênico, mas cuidado; apenas uma pequena quantidade para evitar alergias. Se quiser neutralizar o cheiro, opte por um bloqueador de odores sanitários, que pode ser encontrado em farmácias.

3 — Plantas: além de perfumar, são ótimas para purificar os ambientes, mas, como é um local onde geralmente não bate muito sol, é preciso escolher uma espécie que se adapte a esta condição. Bambus e orquídeas são boas opções, pois, além de não precisarem de sol, se desenvolvem bem em ambientes úmidos. Outra que se adapta bem ao banheiro é a chamada “dinheiro em penca”, que, além de ser delicada, não ocupa muito espaço (lembre-se de regá-la a cada dois dias). Espada-de-são-jorge, calanchoê (flor da fortuna) e lírios também são ótimas opções.

4 — Ventilação: se o seu banheiro tiver janelas, deixa-as sempre abertas, para que possa entrar sol e para que a corrente de vento possa renovar o ar do ambiente. Se não houver janelas, tenha cuidado com os pontos de fungo, que podem se formar principalmente no box. Para isso, use água sanitária e deixe o produto agir por cerca de meia hora. Em seguida, remova-o completamente até que a superfície fique seca.

Seguindo estas dicas seu banheiro estará sempre limpo e perfumado! Compartilhe com seus amigos!