Como plantar temperos em casa

Já foi o tempo onde era preciso ter grandes espaços e muita terra para plantar. Hoje, qualquer pedacinho, seja de chão, vaso ou jardineira, já é o suficiente para que você possa cultivar seus próprios temperos!

Está preparado para dedicar um espacinho do seu lar à montagem de uma hortinha caseira, linda e orgânica, que poderá dar bons frutos o ano todo?

Separamos para você algumas dicas simples de como ter sua própria horta em casa!

Escolha um local onde receba sol algumas horas por dia

As ervas aromáticas precisam de exposição ao sol, para que possam desenvolver os óleos essenciais responsáveis por aqueles aromas maravilhosos que nos encanta. Na sombra até poderão se desenvolver, mas não terão o mesmo perfume e o mesmo crescimento.Se você mora em apartamento, coloque na sacada ou próximo às janelas.

Horta na janela da cozinha | Fonte: Pinterest

O que plantar?

Na horta caseira, além de ervas aromáticas como orégano, manjericão, alecrim, sálvia, cebolinha e salsinha, é possível plantar também:

  • Raízes como cenoura, beterraba, rabanete;
  • Legumes rústicos como o espinafre e a rúcula, que crescem muito rápido e precisam de pouco cuidado;
  • Folhas como alfaces, couve, acelga.
  • Frutinhas como o morango
Jardim Vertical | Fonte: Pinterest

O que será necessário?

Escolha onde irá plantar. É possível plantar em vasos, jardineiras, fazer um jardim vertical… a escolha é sua!

Para fazer a horta é necessário escolher o recipiente adequado (vaso de cerâmica ou barro, jardineira de cimento, vaso de vidro, latinhas), argila expandida, substrato vegetal (terra preta), feltro ou manta de bidim, uma pá pequena e tesoura. Existem opções mais econômicas como uma garrafa pet, que pode ser utilizada no lugar da jardineira.

E o que pode plantar em casa? Você tem duas opções: mudas ou sementes. As mudas permitem a colheita mais rápida, enquanto as sementes demoram pelo menos sete dias para passar pelo processo de germinação.

  • Limpe todos os seus recipientes antes de plantar
  • Coloque bolas de argila no fundo do vaso
  • Cubra com um feltro (para evitar que a água e a terra do pote vazem e sujem o chão)
  • Cubra com terra (que pode ser misturada a adubos orgânicos)

Dica: alecrim, alface, hortelã, manjericão, orégano e tomate são algumas das espécies que são fáceis de ser cultivadas!

Jardim vertical na cozinha | Fonte: Pinterest

Cuidados

Você sabia que as plantas apresentam mais de 90% de seu peso em água? Por esse motivo, a irrigação é extremamente importante e necessária! Para um crescimento saudável e boa produtividade, as hortaliças precisam de água e luz, assim, conseguem manter as folhas verdes e raízes fortes. A má irrigação e a falta da luminosidade favorece o aparecimento de pragas e doenças!

A dica para manutenção é regar regularmente, sem excessos. Teste o solo com os dedos: se estiver úmido, não precisa regar.

Com um pouquinho de tempo, dedicação e amor, sua horta caseira ficará linda, perfumada e seus pratos ficarão muito mais saborosos!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a deixar a casa mais verde!