Lemon Curd

Tenho estudado e experimentado técnicas utilizando ovos, e assim como o limão, o ovo é um ingrediente muito versátil (fundamental para os não veganos). É um alimento barato, de fácil acesso, completo em termos de nutrientes, pode ser consumido dentro e fora da casca, com dezenas de técnicas de cocção, em doces, salgados, como espessante ou ingrediente principal. AMO.

Lemon curd de colher. Foto by Juliana Dorneles

Foi pesquisando receitas para testar a cocção lenta de ovos em banho-maria que encontrei o Lemon Curd, um creme doce à base de ovos e limão. Também podemos usar outras frutas cítricas como laranja ou tangerina, que vão igualmente ajudar na coagulação do ovo. Eu testei com uma proporção de 20ml de suco por ovo, usando o siciliano pelo sabor mais suave, com estas quantias rendeu uma xícara grande de creme.

Utensílios:

  • Uma vasilha de inox ou vidro;
  • Uma panela pequena, que encaixe apenas a base da vasilha;
  • Um batedor de claras (fouet).

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros frescos;
  • 1 limão siciliano grande (60 ml de suco e raspas);
  • 150 gr de açúcar refinado ( 2/3 de xíc);
  • 15 gr de manteiga sem sal, gelada (1 col de sopa);

Preparo:

Colocar os ovos inteiros, um à um, na vasilha de inox, agregando o açúcar aos poucos, mexendo sempre para que a mistura fique homogênea.

Coloque o suco e as raspas, mexendo sempre. O ácido do limão poderá deixar a mistura com textura talhada, é normal. Continue mexendo, esta mistura é delicada e precisa ser continuamente aerada com o batedor.

Leve a sua vasilha para o banho-maria, regule o fogo sempre que perceber que a água está prestes a ferver. Bata continuamente em banho-maria por cerca de 10 minutos.

Retire rapidamente do banho-maria e coloque a manteiga fria, mexendo sempre. O creme vai ganhar uma textura aveludada em um rico tom amarelo-claro.

Coloque para esfriar com um plástico ou papel-filme tocando o creme, assim evitamos a criação daquela camada coagulada. Depois de frio guarde em geladeira num pote de vidro com tampa, por cerca de 10 dias.

É delicioso como recheio ou cobertura de bolos, acompanhamento ou puro (meu favorito até agora). Cai super bem por cima de uma fatia de pão-de-ló e uma boa xícara de chá.

Aproveite! ❤


Dicas:

  1. A água do banho-maria não deve ferver nem tocar no fundo na vasilha, queremos apenas o vapor para garantir uma cocção lenta.
  2. A manteiga gelada ajuda a reduzir a temperatura do creme nesta etapa final do preparo, mantendo o ponto correto e a textura aveludada.