5 dicas para uma alimentação mais saudável (e orgânica)

Foto: Rodrigo Cavassoni

Comer bem é um ato de resistência — não é fácil resistir a todas as tentações da indústria e às facilidades da vida moderna, mas com um pouquinho de esforço é possível, sim, ter uma alimentação mais saudável (e também mais saborosa, pode acreditar!).

Aqui, listamos 5 dicas superpráticas para introduzir alimentos cheios de nutrientes no seu dia a dia de forma fácil e indolor. Inclua-as na sua rotina e tenha uma vida mais orgânica e saudável :)



Vamos à lista:

#1 Legumes disfarçados

Se você é daquelas pessoas que fala:

"Não sou fã dos verdinhos."

A gente te entende, mas não há nada melhor para comê-los do que incluí-los na rotina de forma disfarçada. Pratos comuns, do dia a dia, como arroz, feijão, carne e farofa são ótimas bases para adicionar legumes e verduras.

- Arroz

O arroz ganha mais sabor e nutrientes se misturado com legumes no seu cozimento. O famoso arroz de brócolis é uma ótima opção, mas os grãos também vão muito bem com cenoura ou chuchu picadinhos e uma boa pitada de salsa.

- Farofa

A farofa pode contar como um acompanhamento mais saudável se incluirmos na receita ingredientes frescos como alho, cebola, cenoura ralada, milho verde, entre outros. Então, ao invés da boa e velha farofa na manteiga, que tal experimentar, da próxima vez, uma farofa de cebolas e cenouras caramelizadas? Basta refogar tiras finas de cenoura e cebola na manteiga até ficarem douradas e adicionar a farinha de mandioca.

- Carne moída

A carne moída também pode ganhar uma versão mais caprichada com legumes picados. Vale chuchu, vagem, couve flor, cenoura, batata e todo tipo de raízes, além das ervas frescas, é claro. Também fica deliciosa se misturada com couve, acelga ou repolho fatiado bem fino. Aí é só usar a criatividade e mandar ver no colorido.

- Feijão

Cozinhar beterraba no feijão não é segredo para ninguém. O ideal é que a gente aceite os alimentos e os coma com gosto, mas essa é uma ótima opção quando isso não é possível. Os legumes, quando cozidos, deixam a maior parte de seus nutrientes na água do cozimento, então esse é um bom truque para manter os benefícios da beterraba.

Além disso, outra opção para o feijão é uma feijoadinha vegetariana, com cenoura, abóbora e inhame cortados em pedaços grandes.

#2 Coma mais grãos integrais

Foto: Rodrigo Cavassoni

Grãos integrais oferecem muitos benefícios para a nossa saúde, pois são cheios de fibras, antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, nos dão maior sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Os grãos refinados, diferentemente dos integrais, sofrem um processo industrial que elimina partes dos grãos, eliminando, também, todos os nutrientes contidos em sua versão integral.

Se você não tem o hábito de consumir grãos integrais, que tal dar uma chance a eles? Para começar, aí vai a nossa sugestão:

- Arroz

Substituir o arroz branco do dia a dia pelo arroz integral adiciona mais sabor e saúde nas refeições corriqueiras.

- Açúcar

Outra boa opção é substituir o açúcar refinado pelo mascavo, cristal ou demerara, que, por serem menos refinados, possuem alguns nutrientes, ao contrário de sua versão branca, que só possui calorias vazias.

- Pão

Experimente também trocar o pãozinho branco por sua versão integral. Aos poucos você verá que essas opções podem ser muito saborosas!

- Indo além…

Se quiser ir mais além, há também opções de massas integrais no mercado, que substituem as versões com farinha branca. Além disso, você também pode incluir na vitamina ou no iogurte grãos como chia e linhaça.

Veja onde encontrar itens para deixar sua mercearia mais orgânica:


#3 Upgrade nos sanduíches

O bom e velho queijo quente pode ganhar mais sabor e ser muito mais nutritivo se incluímos ingredientes frescos em seu preparo.

- Legumes e temperos

Por exemplo, que tal adicionar tomate e manjericão para um delicioso sanduba caprese? Outra opção são fatias finíssimas de abobrinha com um toque de molho pesto.

- Folhas

Para sanduíches frios, procure sempre adicionar folhas de alface ou rúcula para uma versão mais saudável.

- Raízes

Se você é fã de pastas de ovos, galinha ou atum, uma boa ideia é incluir cenoura, rabanete ou nabo ralados na mistura, além de ervas aromáticas como salsa e cebolinha.

Aqui, o exercício é adicionar cor aos lanches, melhorando seu valor nutricional e, claro, seu sabor também.

#4 Sucos poderosos

Foto: Rodrigo Cavassoni

O mundo dos sucos é bem vasto, além de ser um ótimo espaço para criar. Também oferecem uma excelente oportunidade para trazermos mais saúde ao dia-a-dia — e as possibilidades são extensas.

Por exemplo, no rotineiro suco de laranja, podemos adicionar couve para uma versão verde ou beterraba para uma versão rosa. Ambos são ricos em ferro e sua absorção é melhorada se consumidos juntamente com vitamina C, por isso a combinação desses ingredientes é supernutritiva.

Outra opção, saudável e refrescante, é o suco de abacaxi, batata yacon e menta. Acredite, o resultado é surpreendente e você nem perceberá que está bebendo uma batata.

Faça experiências e descubra a opção mais saborosa para você. Sucos que misturam verduras, legumes e frutas são opções perfeitas para aqueles dias em que não ingerimos muita variedade de vegetais nas refeições.

#5 Fruta é sobremesa sim!

Há quem diga que fruta não é sobremesa, mas nós não somos desse time. Normalmente, quando pensamos em uma sobremesa, logo nos vem à mente os doces açucarados, certo? Mas a verdade é que quanto mais consumimos açúcar, mais açúcar o nosso corpo pede. Isso acontece, porque nosso cérebro se vicia nessa substância e, assim, vamos ficando mais gulosos.

Experimente passar uns dias sem comer chocolates e sobremesas com açúcar. Logo verá que seu desejo, aos poucos, irá diminuir e seu paladar também mudará. Quando isso acontece, conseguimos perceber melhor o sabor de alimentos naturalmente doces, como as frutas.

Além disso, você já deu uma chance às sobremesas que usam frutas como base? Devido ao seu sabor adocicado, as receitas com frutas geralmente levam menos açúcar e, por isso, podem ser opções mais saudáveis para a nossa rotina. Experimente maçãs assadas com canela, gengibre em pó e mel. Corte-as em cubinhos e leve ao forno por vinte minutos.

O resultado é incrível ;)

Foto: Rodrigo Cavassoni

A alimentação saudável é, para muitos, um esforço. Mas, acredite, depois que vira um hábito, passa a ser mais simples. Logo você verá o poder dos alimentos frescos para a sua saúde e bem-estar e perceberá seu sabor incrível, basta dar uma chance! :)

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

Gostou? Clica no ❤!