6 dicas para se alimentar melhor nas férias

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
4 min readMar 1, 2018

Viajar nas férias é tudo de bom! É um momento para relaxar, deixar os problemas de lado e curtir bastante — só não vale se esquecer que, mesmo viajando, você é o que você come, por isso é importante se cuidar e evitar os excessos nesse período de descanso.

Para te ajudar a manter a alimentação saudável mesmo fora de casa, preparamos 6 dicas para você aproveitar os dias de liberdade sem peso na consciência. E o melhor: só com delícias lindas para postar no Instagram ;)

#1 Coma localmente

Mercado de queijos em Groningen, Holanda

Quando em Roma, faça como os romanos (a não ser que o cardápio nacional tenda muito para o fast food!). Uma boa forma de conhecer a cultura de um lugar é através da comida, por isso, evite grandes cadeias internacionais de restaurantes e vá atrás do que o povo come. Dessa forma você também incentiva o comércio local e os produtores daquela região.

Visite feiras, restaurantes familiares, coma os pratos típicos e as frutas e legumes locais. Assim você experimenta novos sabores e provavelmente se alimentará melhor. Normalmente a comida de um determinado país ou região nos diz muito sobre a sua história e geografia através de seus ingredientes típicos. Além disso, consumindo os ingredientes locais, você garantirá uma alimentação mais fresca e nutritiva.

#2 Leve frutas e lanches na mochila

Independentemente do tipo de viajante que você é, nem sempre temos horários certinhos para as refeições nas férias. Por isso, fazer pequenos lanches entre as refeições permite que a gente aguente a fome por mais tempo e evita que tenha vontade de atacar qualquer porcaria que vemos pela frente.

Uma boa dica é levar sanduíches (preparados no hotel ou na sua casa de aluguel) e frutas (de preferência orgânicas) para comer ao longo do dia.

#3 Não pule refeições

Trocar o almoço por uma porção de batata frita não é a melhor ideia (ainda que seja tentador!). Ao pular refeições, nosso corpo não recebe a energia e os nutrientes que precisa para se manter bem disposto, por isso, procure tomar um bom café da manhã, almoçar e jantar — uma boa almojanta intercalada de lanchinhos também é uma boa saída. Assim você segura o pique para curtir bastante.

#4 Não exagere no açúcar

Um pouquinho de sobremesa não faz mal a ninguém. Só não exagera, tá?

Dependendo do lugar para onde viajamos, nos vemos rodeados de chocolates e guloseimas doces por todos os lados. Claro que não estamos dizendo para você não fazer uma degustação de éclair nas boulangeries francesas, mas moderação é sempre aconselhável.

O consumo excessivo de açúcar aumenta os níveis de dopamina no nosso organismo e sua ingestão frequente por um longo período acaba levando a uma redução na produção dessa substância pelo corpo, é por isso que quanto mais ingerimos açúcar, mas sentimos a necessidade de consumi-lo. Por isso, procure evitar os excessos, para conseguir voltar à rotina normalmente quando as férias acabarem. Infelizmente, cedo ou tarde elas acabam.

#5 Faça alguma refeição em casa ou no hotel

Se você optou por um aluguel por temporada nas férias, uma boa opção é preparar o café da manhã ou alguns jantares em casa. Escolha ingredientes saudáveis no supermercado — aliás, a ida ao mercado é uma verdadeira ambientação à vida local. Evite sucos de caixa cheios de açúcar e pães de forma industrializados e foque nos corredores de frescos — não tem erro e assim você também economiza bastante.

Se você estiver hospedado em um hotel, aproveite o café da manhã estilo buffet para fazer um café da manhã reforçado e sempre inclua frutas em suas opções. Se o seu quarto tiver frigobar, faça pequenas compras no supermercado para fazer um jantar leve ou lanche à noite. Boas opções são queijo, pão, folhas higienizadas, tomatinhos e castanhas. Só fique atento para o rótulo — é muito importante saber o que estamos ingerindo.

#6 Prefira bebidas sem açúcar

Limonada com framboesas (tudo orgânico!) em café em Groningen, Holanda

Nas férias fazemos a maior parte (se não todas) das refeições em restaurantes. Na hora de escolher a bebida para acompanhar seu prato, passe longe dos refrigerantes! Prefira sucos frescos, chás gelados da casa, de preferência tudo sem açúcar. Se você gosta daquela cerveja antes do almoço, dê preferência às de puro malte, que não têm adição de açúcar proveniente de outras fontes de cereais, como o milho ou o arroz.

Boa viagem sempre com bom apetite!

Seja um assinante: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

--

--