Aproveitando sobras de vegetais (bubble and squeak)

Nem só de vontades vive a cozinha. Às vezes a gente precisa dar fim a um ingrediente que sobrou, para não estragar. E há pratos, por exemplo, que sempre deixam sobras — como o cozido à portuguesa. Esta receita serve para dar destino a qualquer tipo de sobra de vegetais cozidos que você tiver na sua geladeira. Um pouco de criatividade, uma casquinha crocante, um ovo por cima, e tudo fica com cara de novo outra vez.

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 25min

INGREDIENTES

500g de sobra de vegetais cozidos ou assados: cenoura, nabo, chuchu, cebola, tomates, batata doce, vagens
500g de sobra de purê de batata ou batatas cozidas
salsinha, cebolinha e/ou outras ervas frescas picadas, se disponível
2–4 colheres de sopa de azeite
4 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

Despeje os vegetais em uma tigela (corte em pedaços pequenos se estiverem muito grandes). Acrescente o purê de batata e misture bem, até ficar bem homogêneo. Acrescente as ervas frescas e, se preciso, tempere com sal e pimenta.

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande sobe fogo alto e vá espalhando a mistura aos poucos, formando uma espécie de tortilla. Reduza o fogo e deixe cozinhar até dourar no fundo, por cerca de 5 a 6 minutos. Vire com a ajuda de uma espátula ou de um prato para dourar o verso.

Retire da frigideira e coloque num prato. Prepare os ovos fritos ou pochê, de acordo com a sua preferência. Corte a “tortilla” em quatro e sirva cada pedaço com um ovo por cima. Decore com um pouco das ervas e um fio de azeite extravirgem.

Rendimento: 4 porções.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza