Arroz com lentilhas e cebola crocante

Foto: Rodrigo Cavassoni

Arroz com lentilhas é um clássico de fim de ano. Também conhecido como arroz da fortuna, dizem que traz prosperidade para o ano que chega, então, por que não tentar, certo? :) Além das lentilhas, nossa versão leva arroz integral, um toque de especiarias e ervas frescas. A receita é perfumada e saborosa, e as sobras ainda podem virar outra preparação! Pode fazer que vai ser sucesso na ceia.

NÍVEL DIFICULDADE: fácil| TEMPO PREPARO: 5min | COZIMENTO: 30min

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz agulha integral
1/2 xícara de lentilha
2 cebolas
1 colher de chá de pimenta síria
1 folha de louro
2 colheres de sopa de farinha
Óleo para fritar
Salsa ou coentro fresco para finalizar
Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

Deixe a lentilha de molho por 1 hora e depois cozinhe por 10 minutos em água fervente com sal. Enquanto isso, pique as cebolas: uma em cubinhos e a outra em rodelas. Reserve.

Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola em cubinhos com uma folha de louro. Adicione o arroz e mexa bem. Adicione a pimenta síria, tempere com sal e pimenta e acrescente 4 xícaras de água. Deixe cozinhar com a panela semitampada.

Quando o arroz estiver pronto, acrescente a lentilha cozida, misture e tampe a panela. Reserve.

Para fazer as cebolas fritas, coloque as rodelas de cebola em uma tigela larga, acrescente a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo com as mãos, de modo que todas as cebolas fiquem enfarinhadas. Em seguida, peneire um punhado de cebolas para tirar o excesso de farinha e coloque no óleo quente. Vá mexendo com uma espumadeira para não queimar. Retire assim que estiverem douradas e coloque em um recipiente com papel toalha para secar. Repita o procedimento com todas as cebolas.

Sirva as cebolas fritas por cima do arroz e finalize com uma porção de salsa ou coentro fresco picado.

Serve aproximadamente 6 pessoas.

Bolinhos de arroz com lentilha

As sobras desta receita viram outra receita deliciosa! Para fazer nossos bolinhos de arroz com inspiração síria, a proporção é a seguinte: 2 xícaras do arroz pronto, 1 ovo, 1/2 xícara de leite (pode ser leite vegetal) e farinha de trigo até dar o ponto de enrolar. Faça bolinhas de massa e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos.

Seja um assinante: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog