Batata doce recheada

Batatas doces são ótimas para rechear, fazer purê, e até mesmo assar na fogueira durante as festas juninas, bem embrulhadas em papel-alumínio. Nesta receita, equilibram-se o doce das batatas, o amargo da couve, o salgado do queijo e azedinho do limão e do vinagre, bem como diferentes texturas. Tudo tão completo, que basta uma salada bem simples para acompanhar!

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 5min | COZIMENTO: 45min

INGREDIENTES

4 batatas doces com casca, bem lavadas
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas roxas, cortadas em quatro
suco de ½ limão
1 maço de couve, picada bem fina
2 dentes de alho em fatias finas
100g de ricota, queijo minas ou cottage, em temperatura ambiente
sal, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico a gosto
folhas de salada (rúcula, alface, agrião), para servir

PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200°C. Com a ponta da faca, faça furos nas batatas e esfregue-as com 1 colher de sopa de azeite. Arrume-as em uma assadeira, juntamente com as cebolas. Regue as cebolas com o suco de limão e 1 colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta. Leve ao forno por 30 minutos, retire as cebolas e reserve. Volte com as batatas ao forno por mais 15 minutos, ou até que estejam macias.

Enquanto isso, aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira e refogue as fatias de alho por 1 minuto. Acrescente a couve e refogue por mais 2–3 minutos, até ficar cozida. Tempere com sal e pimenta.

Retire as batatas do forno e faça a abertura para rechear. Distribua o queijo escolhido, as cebolas e finalize com a couve refogada. Regue com o balsâmico e mais um pouco de azeite, se desejar. Sirva com a salada.

Rendimento: 4 porções.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza
Like what you read? Give clubeorganico.com a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.