Bolo de milho

O mês de junho já acabou, mas a temporada do milho ainda não. E, além de tudo, as festas “julinas” já foram incorporadas ao calendário — afinal, não custa aproveitar por mais um mês as canjicas, os bolos de aipim, o quentão, e, claro, os bolos de milho. Esse é para ficar bastante cremoso e bem condimentado. Aproveite!

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 15min | COZIMENTO: 45min

INGREDIENTES

300g de milho verde cru debulhado
1 xícara de leite de coco
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de manteiga (com ou sem sal)
2 ovos
1/4 de xícara de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1/8 de colher de chá de cravo-da-índia em pó
manteiga e fubá, para polvilhar

PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma oval de 24 cm com manteiga (ou óleo de milho). Polvilhe com fubá e agite para espalhar. Bata o excesso e descarte.

Bata o milho, o leite de coco, o mascavo e a manteiga no liquidificador, até triturar bem os grãos de milho. Acrescente os ovos e bata até incorporar.

Despeje em uma tigela e acrescente o fubá, o fermento, a canela e o cravo aos poucos, misturando com movimentos circulares da colher, para incorporar — a massa fica bem líquida mesmo. Transfira-a para a forma untada e leve ao forno.

Asse por cerca de 45 minutos até começar a dourar. Para verificar se está assado, espete um palito bem no meio: deve estar ainda cremoso no centro, mas já dourado por cima. Retire do forno e espere esfriar antes de servir.

Rendimento: 10–12 porções.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.