Caldo verde diferente

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
3 min readMay 9, 2017
Foto: Rodrigo Cavassonni

O caldo verde já um velho conhecido, mas, de tanto experimentar várias receitas dessa sopa Brasil afora, chegamos nessa que, pra gente, é a melhor versão (e é vegetariana!). A couve batidinha veio de uma receita oferecida por uma senhora francesa em Campinas e o provolone veio de uma versão junina provada lá nas serras da zona da mata mineira. O aipim foi por nossa conta, porque amamos demais essa raiz. Animou? Então vem :)

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 15min | COZIMENTO: 30min

INGREDIENTES

500g de aipim
6 folhas de couve
100g de queijo provolone
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto

PREPARO

Pique o alho finamente e refogue-o em uma panela funda com um pouco de óleo. Descasque o aipim, corte-o em pedaços pequenos e coloque-o na panela do refogado. Mexa um pouco e adicione 1 litro de água com um pouco de sal. Enquanto isso, lave as folhas da couve e corte-as grosseiramente, descartando os talos.

Depois que o aipim estiver cozido e bem macio, descarte a parte dura do interior e acrescente a couve. Deixe cozinhar por mais 2 minutos e depois bata tudo, com a água do cozimento, no liquidificador.

Devolva a sopa para a panela, tempere com sal e pimenta do reino e acrescente cubinhos de provolone. Sirva em seguida, para que o queijo não derreta muito.

O resultado surpreende!

Rendimento: 4 porções

Pulando etapas

Para poupar tempo no dia-a-dia, uma boa opção é usar o mesmo ingrediente em diferentes preparações. Com os elementos dessa receita, você pode, além da sopa, preparar acompanhamentos para outra refeição. O aipim cozido, antes de ser batido no liquidificador, já é meio caminho andado para um delicioso aipim frito. A couve pode ser toda fatiada e metade aproveitada na sopa e a outra metade num refogado. Ganhe tempo!

--

--