Comida para se sentir bem

Ou, simplesmente Nigella.

clubeorganico.com
Cozinha do Clube
4 min readOct 16, 2018

--

Clube do Livro: Simplesmente Nigella

Por Clube Orgânico
Parceria Grupo Editorial Record

Muito além das cestas de orgânicos, conectamos você à boa comida, explorando a cultura em torno do alimento e buscando novas formas de se relacionar com ele.

É aquela história: comer é um ato político. Mas também é um ato individual, que cada um constrói da forma que dá, com os utensílios que tem à mão e o conhecimento que tem na cabeça. Não importa muito o seu grau de habilidade na cozinha, o que estamos em busca mesmo é de comida que faz a gente se sentir bem, que reconforta. E, ó: A Nigella Lawson também é dessas.

Nigella (você não a conhece?) é chef de cozinha e apresentadora de TV, muito famosa pela sua… Culinária sem culpa. Recentemente, sua vida pessoal sofreu uma reviravolta e ela, que é uma cozinheira de mão cheia, traduziu os sentimentos daquele momento em… Receitas de mão cheia, ou como ela fala:

"Comida para se sentir bem."

No seu último lançamento literário, Simplesmente Nigella (Ed. BestSeller), a chef fala sobre como a forma que cozinhamos e comemos, na medida do possível, nos fornece domínio sobre nós mesmos. E justamente por acreditarmos nos mesmos princípios e valores que norteiam o alimento muito além dos modismos que cercam o nosso prato, esse Clube do Livro propõe um resgate ao prazer estético da comida e a crença de que podemos tornar a vida mais fácil, nos fazer sentir melhores e mais vivos através da cozinha.

SORTEIO PARA ASSINANTES: CONCORRA A UMA CÓPIA DO LIVRO EM OUTUBRO/18

Sobre o livro

São 125 receitas reconfortantes que vão desde preparos rápidos e tranquilos, como a sua invenção de "Brocamole" (leia a receita abaixo), até pratos completos para o jantar em família, como o "Shawarma de frango assado com iogurte e alho caramelizado, tomates frescos fatiados com hortelã, cenouras em conserva e picles". Dá trabalho, mas dá fome só de ler.

Nigella não se limita às receitas — os preparos se aprofundam com observações sobre armazenamento, antecipação, congelamento e diferenças entre técnicas culinárias. Além disso, o índice também indica as receitas que são sem lactose e aquelas que não contém glúten, atenta a questões alimentares em voga hoje em dia.

Entre o frenesi da vida moderna e a necessidade de dar uma pausa, Nigella busca refletir sobre a culinária com tempo, aquela que defende um ritmo diferente, mais lento, mas que serve perfeitamente a vida que temos agora. Respirar é, nesse sentido, recuperar o fôlego da vida. E como ela diz:

"Cozinhar com tranquilidade não é sonhar com uma vida na fazenda de antigamente: isso facilita o seu dia-a-dia, aqui e agora."

Crédito: Keiko Oikawa (do livro Simplesmente Nigella)

Brocamole

Rápidos e tranquilos, pág. 6

"Peguei emprestado o nome — e a inspiração para esta receita — de mon cher confrère Ludo Lefebvre, e é, como você provavelmente deduziu, um guacamole com brócolis (embora a receita dele não contenha abacate). Embora a receita seja uma opção óbvia para um arranjo de chips com pastinhas para quando recebemos amigos, normalmente a preparo para um jantar tranquilo no sofá, para espalhar sobre uma torrada de pão italiano ou mergulhar legumes crus."

A receita você confere aqui embaixo.

NÍVEL DIFICULDADE: fácil| TEMPO PREPARO: 15min | COZIMENTO: 0min

INGREDIENTES

1 brócolis sem o talo
1 abacate maduro
1⁄2 xícara de óleo vegetal (125 ml)
1 colher de sopa de azeite extravirgem
2 cebolinhas picadas grosseiramente
1 molho pequeno de coentro
1 pimenta verde fresca
Suco de 2 limões Tahiti
Sal marinho em flocos a gosto

PREPARO

Corte os floretes de brócolis e os cozinhe em uma panela grande com água salgada por 3 minutos (até ficarem macios, mas ainda crocantes). Escorra e coloque imediatamente em água gelada. Quando os brócolis estiverem frios, escorra, novamente, muito bem e coloque no processador, adicionando os óleos enquanto processa, até obter um purê grosso.

Corte o abacate ao meio, remova o caroço e depois use uma colher para transferir a polpa para o processador. Adicione também a cebolinha, juntamente com a maior parte do coentro. Se não quiser que fique picante demais, retire as sementes da pimenta, pique-a grosseiramente e a acrescente, junto com metade do suco de limão. Bata outra vez.

Prove para ver se quer mais suco de limão — em geral acho 1 1⁄2 limão o ideal, mas depende da quantidade de suco que a fruta tiver — e adicione sal a gosto. Sirva em uma tigela, salpicado com o coentro restante, e estará pronto para ser usado como pastinha ou para espalhar sobre uma torrada.

Rendimento: aprox. 600ml, para 4 a 6 pessoas

--

--

clubeorganico.com
Cozinha do Clube

compre online e receba em casa alimentos naturais, 100% orgânicos, direto dos produtores.