Creme de grãos e vegetais

Foto: Rodrigo Cavassoni

Dizem por aí que nossas refeições devem ter 5 cores. Bom, nessa receita a gente já resolve esse problema! Além disso, esse creme pode te servir de tantas maneiras que provavelmente vai virar uma receita queridinha do seu repertório: serve de entrada, serve de acompanhamento, pode fazer as vezes de sopa e até virar gratinado. E não para por aí: você também pode substituir os vegetais com o que tiver na geladeira e fazer a sua própria versão.

NÍVEL DIFICULDADE: médio | TEMPO PREPARO: 40min | COZIMENTO: 15min

INGREDIENTES

200g de grão de bico
50g de chia
50g de quinoa em flocos
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 cebola
2 inhames
500g de abóbora
4 folhas de chicória

Onde comprar: Cesta de Vegetais Pequena — Rio de Janeiro
clubeorganico.com

PREPARO

Cozinhe o grão de bico na panela de pressão com água, sal e a folha de louro por 20 minutos. Enquanto isso, descasque o inhame e a abóbora e pique-os grosseiramente. Lave as folhas da chicória e pique-as bem fino. Faça o mesmo com a cebola e o alho. Reserve.

Cozinhe o inhame e a abóbora em água com sal até o ponto de purê. Passe os legumes no liquidificador com um pouco da água do cozimento para obter um creme macio. Reserve.

Em uma panela larga, doure a cebola com um pouco de azeite. Em seguida, adicione o alho e mexa bem para não queimar. Acrescente a chicória e deixe refogar por 1 minuto. Em seguida, adicione o grão de bico escorrido, o purê de legumes, a chia e a quinoa. Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Grãos de molho

Deixe os grãos de molho por pelo menos 8 horas fora da geladeira para reduzir seu tempo de cozimento e amenizar o inchaço e gases causados pela fermentação dos carboidratos contidos em grãos como o feijão, a lentilha e o grão de bico.