Cuscuz marroquino com rabanetes inteiros

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
3 min readApr 6, 2017
Foto: Rodrigo Cavassoni

Os rabanetes são pequenos notáveis. Seu sabor picante é garantia de uma salada marcante, mas sabia que eles também vão muito bem grelhados e assados? Essa salada morna é uma sugestão diferente de se consumir essa raiz rosinha e uma alternativa para quem não é muito fã de tanta picância. Vamos lá? Mãos à obra!

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 20min | COZIMENTO: 10min

INGREDIENTES

6 rabanetes
talos e folhas dos rabanetes
1 xícara de cuscuz marroquino integral
1 xícara de água
1 dente de alho
1 alho poró
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta da jamaica
1 limão
folhas de manjericão fresco

PREPARO

Em uma tigela, adicione o cuscuz, o sal e a pimenta da jamaica e 1 xícara de água fervida. Reserve.

Lave os rabanetes e separe suas folhas e talos. Corte os rabanetes em fatias grossas e as fatias em metades. Fatie as folhas e talos grosseiramente. Corte o alho e o alho poró em rodelas finas.

Em uma frigideira com azeite, refogue o alho até que fique dourado. Retire-o da panela e adicione à tigela do cuscuz. Na mesma frigideira, refogue o alho poró e, depois, adicione-o à tigela. Repita o processo com os rabanetes, até que fiquem macios e, depois, com as folhas e talos, adicionando mais azeite à frigideira, se necessário.

Misture todos os ingredientes na tigela com a ajuda de um garfo e finalize com o sumo do limão e folhas de manjericão fresco à gosto.

Essa salada pode ser consumida fria ou morna e acompanha muito bem grelhados.

Rendimento: 4 pessoas

Saladas reinventadas

Uma ótima solução para incluir vegetais em todas as refeições sem muito esforço é preparar uma grande travessa de legumes crus para a semana. Quando sua cesta chegar, disponha em uma travessa cenoura e beterraba raladas, rabanetes, nabos e tomates fatiados, milho, brócolis e batatas cozidas, e o que mais desejar. Assim, na hora do almoço ou jantar, é só escolher os legumes que quer consumir e adicioná-los a uma saladinha de folhas.

Mas, convenhamos, comer a mesma coisa todo dia enjoa, não é? Uma forma de variar a salada é grelhar esses legumes (cru também vale!) e adicioná-los ao cuscuz marroquino temperado com ervas frescas e temperos secos. O cuscuz fica pronto em poucos minutos e transforma vegetais sem-graça em uma salada mais sofisticada ;)

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

--

--