Especial abacaxi: aproveitamento integral

crédito: Anita Santoro | Quitanda Natural

Mais do que contribuir com ideias de receitas, pensamos em sugestões de aproveitamento integral do abacaxi, visto que a casca, e às vezes o miolo, são jogados fora. Assim, além de aproveitar uma fruta deliciosa, você poderá ter a certeza de que cada grama do produto foi valorizado.

#1: CHÁ DE CASCA DE ABACAXI

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 20min

INGREDIENTES

1 abacaxi
1 litro de água
mel ou açúcar mascavo a gosto

PREPARO

Lave bem e descasque o abacaxi. Pique as cascas em pedaços pequenos e despeje em uma panela, juntamente com 1 litro de água. Se não for consumir, aproveite também o miolo do abacaxi. Leve ao fogo, espere ferver, reduza o fogo, tampe, e deixe cozinhar por 15–20 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por mais 5 minutos.

Adoce a gosto (experimente com mel ou com açúcar mascavo). Sirva quente ou gelado.

Rendimento: 1 litro.


#2: FERMENTADO DE CASCA (TEPACHE)

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min + 24h | COZIMENTO: -

INGREDIENTES

1 abacaxi
2 litros de água
½ a 1 xícara de açúcar branco ou mascavo
canela em pó a gosto

PREPARO

Lave bem e descasque o abacaxi. Pique as cascas em pedaços médios e reserve. Se não for consumir, aproveite também o miolo da fruta.

Misture de ½ a 1 xícara de açúcar branco ou mascavo em 2 litros de água, de acordo com o seu paladar. Com menos açúcar, o resultado será mais ácido e um pouco mais frisante; com mais açúcar, ficará mais doce e mais equilibrado.

Coloque a água com açúcar em uma jarra grande ou duas médias. Despeje as cascas e o miolo do abacaxi e cubra com filme-plástico. Deixe à temperatura ambiente, mas protegido de luz do sol direta, por 24 horas. Você vai notar bolhas se formando a partir da casca e uma espuma na superfície. Prove e veja se está do seu gosto. Se desejar, retire a espuma, cubra e espere mais 24 horas. Coe e leve à geladeira. Sirva bem gelado, com um pouco de canela em pó.


#3: FERMENTO PARA PÃO (LEVAIN)

O jornalista Luiz Américo Camargo publicou em seu blog no Estadão uma receita de fermento natural para pão que se tornou muito popular. São necessários apenas dois ingredientes: suco de abacaxi e farinha de trigo. Neste caso, você pode substituir o suco pelo chá ou pelo fermentado mostrados acima — mas lembre-se de usá-los à temperatura ambiente.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza
Like what you read? Give clubeorganico.com a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.