Especial cenoura

Foto: Rodrigo Cavassoni

A cenoura é um ingrediente mais versátil do que pode parecer e, para sair do básico, não é preciso muito. Aqui, fizemos três receitinhas super fáceis para aproveitar o alimento por inteiro, variar o cardápio do dia-a-dia e fazer bonito na cozinha ;)

VEJA ONDE ENCONTRAR OS INGREDIENTES DESSAS RECEITAS


#1 Pesto de folhas de cenoura

Foto: Rodrigo Cavassoni
NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 0min

INGREDIENTES

4 xícaras de folhas e talos de cenoura picados
1 e 1/2 xícara de azeite
2 dentes de alho
1/2 colher de sal
3 castanhas do Brasil

PREPARO

Lave os talos e folhas da cenoura e pique-os grosseiramente. Coloque-os no liquidificador com os outros ingredientes e bata por aproximadamente 3 minutos. Conservar em um pote de vidro tampado na geladeira.


O “pesto” de folhas de cenoura é uma forma de aproveitar essa parte super nutritiva da raiz, que geralmente é descartada. O resultado é uma pastinha versátil que fica ótima como molho de salada, por cima de legumes assados ou incrementando um queijo quente. Se bem conservado, pode durar até 15 dias na geladeira.


#2 Omeletinhos de forno

Foto: Rodrigo Cavassoni
NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 20min

INGREDIENTES

1 cenoura média ralada
3 ovos
50 g de queijo parmesão ralado na hora
Sal
Pimenta do reino
1 colher de café de fermento químico
Manteiga para assar

PREPARO

Em uma tigela, quebre os ovos e bata com um garfo. Adicione o parmesão e a cenoura ralados, o fermento, sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem e disponha a massa em forminhas de muffin de silicone (pode ser forma de empadinha também) enchendo aproximadamente 1/3 da forma. Adicione um pequeno pedaço de manteiga no topo de cada uma e asse em forno médio pré-aquecido por 15 a 20 minutos.

Rendimento: 6 porções


A receita lembra um pouco o suflê, por ficar bem fofinha. É uma maneira fácil de variar no acompanhamento, mas também é um ótimo prato principal: acompanhado de uma saladinha vira um jantar super leve. As forminhas de muffin dão um charme à parte!


#3 Cenouras assadas com sálvia e tomilho

Foto: Rodrigo Cavassoni
NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 35min

INGREDIENTES

4 cenouras médias
12 folhas de sálvia frescas
Tomilho a gosto
Azeite
Sal
Pimenta do reino

PREPARO

Corte as cenouras em metades, ao comprido. Disponha-as em uma assadeira, tempere com sal e pimenta do reino e acrescente as folhas de sálvia e de tomilho por cima das cenouras. Rege generosamente com azeite e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos ou até estarem macias e douradas.

Rendimento: 4 pessoas