Gratinado de batatas e espinafre

Já sabemos que batata e espinafre combinam muito bem. Mas, no forno, gratinados , para acompanhar a carne de panela que escolhemos para o seu banquete, ficam divinais.

Os sabores casam de forma muito harmoniosa, sendo possível apreciar o gosto de cada um dos alimentos, sem que nenhum se sobreponha. Não se deixe vencer pelo — comum — arroz e feijão. Desta vez, seja ousado na cozinha. Nós ajudamos com as dicas, vai dar certo!

DICA

Você pode escaldar e espremer o espinafre, como indicado na receita, e congelá-lo, sem temperar. Na hora de utilizar, reaqueça lentamente na panela ou no vapor.

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 15min | COZIMENTO: 1h

INGREDIENTES

200ml de creme de leite
1 dente de alho
1 ramo de tomilho e/ou alecrim
1 maço de espinafre
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada ralada
manteiga ou azeite, para untar
500g de batata inglesa, descascada e cortada em fatias de cerca de 3mm
25g de queijo parmesão ralado

PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200°C. Despeje o creme de leite, as ervas e o dente de alho em uma panela, sobre fogo baixo. Espere até quase ferver, apague o fogo e deixe descansar, para incorporar os sabores ao creme.

Coloque o espinafre em uma peneira ou escorredor, despeje água fervente sobre ele e deixe escorrer por alguns minutos. Quando esfriar, esprema o máximo de líquido possível. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e a noz-moscada.

Unte uma travessa refratária com manteiga ou azeite e espalhe metade das fatias de batata. Em seguida espalhe o espinafre, e então cubra com o restante das batatas. Despeje o creme, usando uma peneira para separar o alho e as ervas. Por último, espalhe o queijo ralado. Leve ao forno por 45–55 minutos, até que esteja dourado e as batatas estejam cozidas.

Rendimento: 4 porções.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza