Nhoque de inhame e espinafre

Foto: Rodrigo Cavassoni

O frio começa a chegar e, nesse tempinho, nada como uma comida caseira quentinha para aquecer a barriga e o coração. Quando pensamos em comfort food, logo nos vem à mente a culinária da mamma. Por isso, para inaugurar a melhor época do ano e começar os preparativos para o inverno, trouxemos uma receita autoral de nhoque de inhame com espinafre — delicioso, de comer com um sorrisinho no rosto. Hum!

NÍVEL DIFICULDADE: média| TEMPO PREPARO: 30min | COZIMENTO: 30min

INGREDIENTES

300 g de inhame
meio maço de espinafre
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de manteiga em temperatura ambiente
4 xícaras de água
sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

Descasque e cozinhe os inhames. Retire-os da panela e aproveite a mesma água para escaldar as folhas já lavadas do espinafre. Escorra bem e esprema em uma peneira para retirar o excesso de água.

Passe os inhames e o espinafre em um processador até obter um purê rústico. Leve o purê a uma tigela, acrescente a manteiga e a farinha, o sal e a pimenta e 2 xícaras de água. Misture tudo com a ajuda de uma espátula e adicionando o restante da água aos poucos. Reserve.

Enfarinhe uma superfície limpa e vá retirando pedaços da massa. Faça rolinhos e, se necessário, adicione mais farinha para não grudar. Corte pedaços de aproximadamente 3 cm de cada rolo. Depois de prontos, cozinhe os nhoques em água fervente. Quando o nhoque subir, estará pronto. Para ainda mais sabor, passe os nhoques já cozidos em uma frigideira com um pouco de manteiga. Grelhe dos dois lados e sirva em seguida.

Acompanhe com molho pesto ou o de sua preferência.

Rendimento: 6 porções

Nhoques congelados

Essa receita vai bem ao congelador. Quando fizer, dobre a receita, faça os nhoques e leve ao freezer. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente por 30 minutos e depois grelhar em uma frigideira com manteiga.

Seja um assinante: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog