Nhoque roxo com manteiga de salsa

Foto: Rodrigo Cavassoni

Deu para perceber que estamos viciados em batata doce roxa, né? E não tem como não ficar! Essa batata, além de linda, é supersaborosa, menos doce do que a batata doce comum, e tem baixo índice glicêmico, o que nos deixa bem saciadinhos por um bom tempo. Declarações de amor à parte, nesta semana trouxemos um nhoque colorido e simples, servidos com uma manteiguinha de salsa bárbara. Perfeito para os dias mais frios que vêm por aí.

NÍVEL DIFICULDADE: médio | TEMPO PREPARO: 60min | COZIMENTO: 10min

INGREDIENTES

500g de batata doce roxa
2 xícaras de água
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de manteiga derretida
Sal a gosto
1 punhado de salsa
2 colheres de manteiga para o molho

PREPARO

Descasque as batatas e cozinhe até ficarem macias. Depois de cozidas, amasse com um garfo e transfira para uma tigela. Adicione a água, 1 colher de manteiga e 1 xícara de farinha. Misture tudo e vá adicionando a outra xícara de farinha aos poucos, à medida que for necessário. O resultado deve ser uma massa pegajosa, mas fácil de modelar. Caso sobre farinha, use para enrolar os nhoques.

Em uma superfície limpa e enfarinhada, divida a massa em pedaços e faça cobrinhas enrolando a massa com as mãos. Depois corte pedaços dos rolinhos de aproximadamente 2 cm. Reserve.

Ferva 1 litro de água com sal em uma panela e adicione os nhoques aos poucos. Quando subirem à superfície, significa que estão prontos.

Em uma frigideira larga, derreta duas colheres de manteiga e adicione a salsa picada. Coloque os nhoques e frite-os ligeiramente. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

Salsa sempre fresca

Ervas aromáticas em geral são frágeis e não duram tanto na geladeira. Para ter salsinha sempre à mão, lave bem as folhas e talos, seque e pique-os finamente. Leve a um pote ou saco próprio para refrigeração e use sempre que precisar. Dura até 3 meses na geladeira.

Seja um assinante: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog