Sabe picles?

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
2 min readApr 3, 2018

É bom demais.

A história das conservas caminha junto com a história da civilização humana. Desde que nos organizamos em sociedade, trabalhamos para conservar os alimentos devido à falta de refrigeradores e aos invernos rigorosos (onde isso é uma realidade).

Atualmente a conservação artesanal dos alimentos não é mais uma necessidade, mas continuamos utilizando geleias, compotas e conservas em vinagre e salmoura simplesmente porque elas são deliciosas.

O uso de vinagre ou salmoura é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos. Apesar de suas origens exatas serem desconhecidas, acredita-se que os mesopotâmios conservavam alimentos já em 2400 a.C., de acordo com o Museu Food New York. Também reza a lenda de que ninguém menos do que Cleópatra era uma grande consumidora de picles — supostamente o consumo de pepinos em conserva seria o segredo de sua implacável beleza. Até seu amante Julio César teria sido fã da conserva, levando o quitute aos campos de batalha para conferir força a ele e a seu exército.

Hoje, quando pensamos em picles, logo nos vem à mente os pickles americanos de pepino ou os tradicionais gurken alemães que acompanham tão bem um hambúrguer ou salada de batata. Ainda que o picles de pepino seja o mais comum, são também populares os de mini cebola, cenoura e couve-flor. Mas, acredite, é possível fazer até picles de ovo (!).

Ovos em conserva

O picles nada mais é do que uma conserva de vegetais, ovos ou frutos do mar em vinagre e algum tipo de açúcar. Esses elementos produzem uma fermentação natural no alimento, responsável por preservá-lo por semanas. E o bacana é que fazer o seu próprio picles não tem mistério. A fórmula básica leva vinagre, água e açúcar (ou mel) e o item que você quiser conservar. Depois, é só acrescentar temperinhos a gosto e aproveitar. E o melhor: você tem o trabalho de fazer uma vez, mas pode curtir seu picles até semanas depois (isso se não acabar antes!).

As cestas do Clube são recheadas de itens que dão ótimos picles. Cenoura, cebola, chuchu, beterraba, ovos… Para se inspirar, aqui vai a nossa receita caseira de picles de chuchu com vinagre de arroz e mel.

E aí, animou de fazer o seu?

Seja um assinante: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

--

--