Polenta com carne e vegetais

Foto: Rodrigo Cavassoni

Nos dias com temperatura mais amena, não tem nada mais gostoso do que aquela comidinha de vó pra aquecer o corpo e o coração. Nesta receita te convidamos a passar um tempo na cozinha reinventando as origens que nos levaram à essa receita. Nossa versão da polenta com ragu é mais prática e mais saudável, acompanhada de abóbora, ervilhas tortas e um toque de estragão.

NÍVEL DIFICULDADE: médio | TEMPO PREPARO: 20min | COZIMENTO: 40min

INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de milho fina
1 litro de água
2 colheres de manteiga
100g de queijo parmesão
400g carne moída
1 xícara de molho de tomate
200g de ervilhas tortas
1 xícara de abóbora picada em cubos 
1 cebola
2 dentes de alho
folhas frescas de estragão
sal e pimenta do reino

PREPARO

#1 Polenta
Em uma panela funda, coloque 1 litro de água para esquentar. Quando estiver bem quente, antes de ferver, adicione a farinha de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame até ganhar consistência. Tempere com sal e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos no fogo baixo com a panela semi-tampada. Mexa de vez em quando para não agarrar muito no fundo e queimar. Finalize com a manteiga e o queijo ralado. Sirva em seguida.

#2 Carne com vegetais
Corte a cebola e o alho bem fino. Descasque a abóbora e corte em cubinhos pequenos. Lave bem as ervilhas, descarte as pontas e corte-as em fatias grossas, com a proporção de dois grãos de ervilha por fatia. Reserve.

Em uma panela larga, refogue a cebola até dourar. Em seguida, adicione a carne e o alho. Nesse momento, não mexa muito, para deixar a carne ganhar cor. Depois adicione a abóbora e as ervilhas e, por fim, o molho de tomate e as folhas de estragão frescas. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por 5 minutos.

Sirva por cima da polenta quente.

Rendimento: 4 porções



Polenta frita ou grelhada

Disponha a sobra da polenta em uma assadeira retangular, alisando bem para que fique uma camada fina de aproximadamente 3 cm. Deixe na geladeira de um dia para o outro e depois corte a polenta em quadrados ou palitos. Frite a polenta em óleo quente ou grelhe na frigideira com um pouco de azeite. O resultado é maravilhoso :)