Quiche de abobrinha e tomate perinha

Clássicos não são clássicos sem motivo. Mas o status só não basta — esta receita é de fato infalível. A massa é perfeita de se trabalhar, e o recheio pode ser adaptado para receber quaisquer outros ingredientes, como bacon, queijos, alho-poró etc. Acompanhada de uma boa salada de folhas — do Clube, claro! –, não existe refeição mais completa e reconfortante.

NÍVEL DIFICULDADE: médio | TEMPO PREPARO: 15min | COZIMENTO: 45min

INGREDIENTES

Massa podre:
90g
de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
180g de farinha de trigo
2 gemas
2–4 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
1
abobrinha pequena
300ml de creme de leite fresco
4 ovos inteiros + 2 gemas
10 tomates-perinha
sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

Prepare a massa com antecedência: misture a manteiga, o açúcar e o sal até ficar leve e homogêneo. Acrescente a farinha, as gemas e a água, uma colher de cada vez, e misture usando uma espátula, depois as mãos, até ficar homogêneo e sem grudar. Embrulhe em filme-plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora, ou até de um dia para o outro.

Retire da geladeira meia hora antes de usar. Abra a massa com ajuda de um rolo até obter um disco de cerca de 3mm de espessura e que preencha uma forma de torta de 23cm de diâmetro. Apare o excesso de massa nas bordas, pincele a massa com um pouco de clara de ovo e leve novamente à geladeira enquanto prepara o recheio.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Para o recheio, rale a abobrinha no ralo grosso, misture com 1 pitada de sal e deixe descansar numa peneira. Bata o creme de leite, os ovos e as gemas e tempere com sal e pimenta do reino. Esprema bem a abobrinha na própria peneira para retirar o máximo de umidade. Misture a abobrinha ao creme e despeje sobre a massa. Distribua os tomates-perinha cortados ao meio por cima da massa, com o lado da pele para cima. Asse por 30–45 minutos, até que o recheio fique dourado.

Rendimento: 8 fatias.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza
Like what you read? Give clubeorganico.com a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.