Risoto de verdes

Coma como uma garota
Cozinha do Clube
Published in
3 min readMar 22, 2017
Foto: Rodrigo Cavassoni

O risoto é daqueles pratos que parecem difíceis, mas que, depois de pegar o jeito, se torna um verdadeiro trunfo da cozinha. Os ingredientes podem ser dos mais variados possíveis e é uma receita perfeita para saborear com a família nos fins de semana. Nessa preparação optamos por usar ingredientes verdes frescos, abundantes na estação, mas você pode usar a criatividade e escolher os sabores que te agradarem mais.

NÍVEL DIFICULDADE: médio | TEMPO PREPARO: 50min | COZIMENTO:20min

INGREDIENTES

400g de arroz arbóreo
1,5l de caldo de legumes caseiro
1 cebola
2 dentes de alho
1 maço de espinafre
1 chuchu médio
1 abóbora menina média
100g de bacon defumado
100g de queijo parmesão ralado
2 copos de vinho branco
2 colheres de manteiga

PREPARO

Coloque o caldo de legumes para ferver em uma panela. Enquanto isso, corte finamente a cebola e os dentes de alho, lave e destaque as folhas de espinafre e corte o chuchu e a abóbora em cubos pequenos.

Refogue a cebola com um fio de azeite por aproximadamente 2 minutos. Em seguida, acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o arroz e mexa bem. Adicione o vinho branco e deixe secar.

Assim que o arroz estiver seco, adicione uma concha do caldo de legumes e, em seguida, o chuchu e a abóbora. Quando o caldo secar, acrescente outra concha e vá repetindo o processo sempre que o líquido da panela secar, mexendo bem. O arroz deve cozinhar no caldo por 20 minutos, até que fique macio por fora e ligeiramente rígido no centro, al dente.

Após o cozimento, desligue o fogo e acrescente o espinafre, o queijo parmesão, de preferência ralado na hora, e a manteiga. Misture tudo, tampe a panela e deixe descansar por 3 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 pessoas

Substitua o vinho branco

Sua despensa está cheia de limões? Esqueça o vinho branco e, no lugar dele, use um copo de sumo de limão nesta preparação. O efeito dos cítricos no risoto é o mesmo do vinho: liberar o amido do arroz e deixá-lo mais cremoso.

Caldo de talos e folhas

Para fazer o caldo que compõe esta receita, utilizamos talos, folhas e cascas de vegetais. Sempre que descascar um legume, guarde a casca e as partes que não for utilizar em um recipiente no freezer. Vá acumulando até que tenha uma quantidade generosa de restos. Quando precisar de um caldo de legumes, coloque o conteúdo do recipiente em uma panela com água, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente ervas como tomilho e louro e deixe cozinhar por 40 minutos.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog

--

--