Salpicão vegetariano

O Salpicão é uma das saladas mais populares nos almoços e jantares de família. Crocante, rico, reconfortante, servido bem gelado, é aquele tipo de receita que todo mundo tem uma versão predileta, um ingrediente secreto, um truque.

Que tal então, esse ano, apostar numa versão vegetariana? O repolho, depois de salgado, fica com uma textura bem semelhante à do frango desfiado. Até mesmo os carnívoros vão gostar da ideia de ter um acompanhamento mais leve à mesa.

DICA

Que tal uma opção ainda mais leve? Substitua metade da porção de maionese por iogurte.

NÍVEL DIFICULDADE: fácil | TEMPO PREPARO: 10min | COZIMENTO: 30min

INGREDIENTES

1 pé de repolho verde
4 cenouras médias
2–3 espigas de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda
3 cebolinhas verdes, picadas
batata palha a gosto

PREPARO

Pique o repolho o mais fino que conseguir — ou que tiver paciência. Descasque as cenouras e use o próprio descascador para fazer fatias compridas. Corte estas em tiras fininhas e coloque-as numa peneira ou escorredor junto com o repolho. Misture o sal, o açúcar e o vinagre e deixe a peneira sobre uma tigela, para escorrer, por 30 minutos.

Enquanto isso, leve uma panela pequena com água para ferver. Apoie as espigas de milho em pés sobre uma tábua e corte os grãos usando uma faca de pão ou uma faca pequena de serra. Cozinhe os grãos em imersão ou no vapor, por cerca de 5 minutos, ou até ficarem macios e doces.

Passados os 30 minutos, esprema o repolho e a cenoura para tirar o excesso de líquido e coloque-os numa tigela. Acrescente o milho, a maionese, a mostarda e a cebolinha. Ajuste o sal, se necessário. Sirva com a batata palha à parte, para que ela fique sempre crocante.

Rendimento: 6–8 porções.

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog
por Bruno Fiuza
Like what you read? Give clubeorganico.com a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.