5 alimentos para melhorar seu sono

Dormir bem tem tudo a ver com comer bem.

A alimentação interfere nos mais variados momentos da nossa rotina. Por isso, estar atento ao que consumimos é muito importante. Os alimentos têm muitas propriedades que vão além do sabor — seus nutrientes são essenciais para o nosso bom funcionamento e alguns deles possuem efeitos calmantes e relaxantes que nos ajudam a pegar no sono e a dormir melhor.

Saiba aqui quais alimentos são seus aliados na hora de dormir e saiba também quais deles devem ser evitados.

Para comer…

Banana

A banana é uma fruta riquíssima, além de ser superprática de se consumir (é basicamente um snack pronto da natureza, não é?). A fruta contém magnésio e potássio, relaxantes musculares naturais, e é rica em triptófano, um aminoácido essencial para nossa dieta responsável por regular os níveis de serotonina no cérebro. Isso melhora o nosso humor e diminui a atividade cerebral intensa, favorecendo o sono.

A banana também é rica em carboidratos, o que nos dá maior sensação de saciedade, e ajuda a pegar no sono.

Couve

A couve é uma folha riquíssima em nutrientes como magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B (inclusive, uma xícara de couve tem mais cálcio do que uma de leite, veja bem!). Sua composição ajuda nossos músculos a relaxarem e prepara nosso corpo para deixar as tensões de lado e descansar.

Para dormir melhor, uma ótima pedida é incluir couve no jantar.

Alface

Essa verdura é conhecida por ter efeitos calmantes devido a uma substância chamada lactucina, que é aquele branquinho que sai do talo da alface quando o cortamos fora, sabe? A lactucina também é conhecida como ópio de alface por conta de suas propriedades analgésicas e sedativas.

A alface também possui triptófano, que diminui nossa atividade cerebral e prepara nosso corpo para o sono.

Mel

O mel possui uma poderosa função: estimular a liberação de melatonina, o hormônio do sono, no nosso corpo, e diminuir a orexina, um neurotransmissor que nos mantém alerta, além de ser um regulador do apetite. Uma colher de sopa de mel é suficiente para fazer isso tudo — e ainda contribui para uma sensação de saciedade.

O mel também é rico em nutrientes: possui proteínas e aminoácidos, enzimas, minerais como selênio, cobre, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C e antioxidantes, além de ter ação antibacteriana. Para ficar atento: quanto mais escuro for o mel, maior a sua concentração de minerais. Quanto mais claro, maior será a sua concentração de vitamina C.

Maracujá

O maracujá é famoso por sua ação calmante e sua utilização como sedativo é feita desde a Antiguidade. A fruta tem um efeito que induz a sonolência no organismo, além de ter propriedades relaxantes que ajudam a adormecer.

Além de ser um excelente calmante natural, a polpa do maracujá é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, responsáveis pela manutenção da saúde mental e emocional do ser humano. Também possui vitamina A, que combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce, além de sais minerais como sódio, ferro, fósforo e cálcio.

Imagina só um suco de maracujá batido com couve e mel antes de dormir? Receita para o sono dos justos!

E o que não comer…

Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados se você quer ter uma boa noite de sono.

Apesar de termos a impressão de dormir melhor depois de algumas taças de vinho, o álcool não é um amigo do sono. Isso porque nosso corpo o metaboliza rapidamente, impedindo o sono profundo, fazendo com que acordemos várias vezes ao longo da noite. Por isso, se seu plano é dormir bem, tente não ultrapassar duas taças de vinho, quantidade recomendada por especialistas.

Bebidas com cafeína também devem passar longe. Evite café, mate, chá preto e outras bebidas com cafeína à noite, pois elas nos deixam alertas e com dificuldade de adormecer.

As comidas apimentadas e gordurosas devem ser evitadas antes de dormir. A pimenta, assim como a gordura, faz nosso organismo trabalhar o dobro e acelerar nosso metabolismo, o que pode impedir uma noite tranquila de sono profundo.

O açúcar também é inimigo do sono, pois é seu consumo é responsável por uma alta carga de energia no nosso corpo, e isso é exatamente o que não precisamos na hora de dormir.

***

Quer começar a melhorar seu sono? A gente ajuda com as receitas da nossa equipe de cozinha!

Seja um associado: clubeorganico.com | Facebook | Instagram | Blog