Lyvia Rodrigues
cozinha sem filtro
Published in
2 min readFeb 5, 2020

--

a sacola de plástico, o meio ambiente e meu drama particular

Em um domingo de sol a pino no Rio de Janeiro, eu vi toda a minha integridade escoar pelo ralo por causa de uma sacola plástica reciclável. Após um passeio de bicicleta, minha amiga resolve entrar no mercado para comprar coisinhas para o lanche. Ok.

Ao passar pelo caixa, a atendente pergunta se ela vai querer sacolas de plástico, que agora são recicláveis e custam sete centavos para o consumidor. Sim, tem que pagar. É o preço da reeducação.

Eis que a amiga, dona de si, abre a mochila e retira dela a sua própria sacola retornável que, segundo ela, está sempre lá para qualquer eventualidade.

Eu senti um misto de admiração e inveja.

Eu jamais serei essa mulher tão consciente, tão preparada, tão organizada, tão canudo de inox. Eu sempre vou pagar pela sacola plástica reciclável porque eu falhei na vida real e oficial. As baleias certamente me odeiam. 🐳

Enquanto a amiga guardava tudo na sua belíssima bolsa, eu definhava ao lado dela em uma autoanálise profunda. De repente, parece que tá todo mundo no mercado me olhando, me julgando, me mostrando as suas sacolas reutilizáveis e rindo de mim. Eu lá, pequenina, sendo pisoteada pela minha falta de consciência ecológica. Fui embora arrasada. Me sentindo um lixo nada reciclável

Em casa, busquei na internet um tutorial sobre “Como me tornar a mulher da sacola reutilizável”. ♻️

--

--