Importância do estudo da cultura no Brasil

Em um país em que o racismo ainda faz parte do nosso cotidiano, ainda que cordial, o pleno conhecimento da história é essencial para compreender as raízes dessa cultura popular. Somos um povo miscigenado, multicultural e paradoxal. Afetivo, alegre, caloroso e ao mesmo tempo, desigual, violento e intolerante.
 Conhecer a cultura é conhecer a história de uma nação, a somatória de costumes, tradições e valores. Só assim pode-se dar mérito devido àqueles que contribuíram para que chegássemos onde estamos e enxergar erros cometidos por nossos antepassados para ter a oportunidade de consertá-los. A percepção de uma sociedade é o alicerce para a compreensão da “eu”, afinal, cada indivíduo tende a compreender seu papel na sociedade por meio dos valores que esta coloca. 
 Partindo dessas premissas, o estudo da cultura no Brasil é um aspecto de suma importância para um funcionamento mais harmônico na sociedade. Estudo que não se restringe somente ao âmbito universitário, mas que se estende à educação fundamental. Quando se oferece aos alunos a possibilidade de estudar a origem de diversas manifestações culturais em seu país, há uma contribuição para a formação do caráter do indivíduo e uma tentativa de evitar possíveis percepções preconceituosas.

Para o jornalista, este conhecimento é ainda mais relevante. Não só para escrever matérias mais aprofundadas em culturas, mas para tentar ser imparcial em relação aos casos de julgamento já existentes na sociedade.

Like what you read? Give Isabel Rocha a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.