Deuses Antigos

Victor Kichler
Crônicas de Loriath
2 min readApr 19, 2023
Templo de Pondária localizado em Ronia

Antes da Fé da Tríade ser a religião oficial pregada por todas as Ilhas do Crescente os diversos povos adoravam Os Primordiais, oito deuses irmãos e irmãs, cada um deles associado a algum fator elemental e físico do mundo ao mesmo tempo que a algo mais abstrato e moral. Eram deuses e deusas presentes na vida de seus adoradores, andando lado a lado e muitas vezes liderando seus súditos em direção ao bem comum.

Com a evolução das sociedades, da tecnologia, da magia e da cultura, os deuses e deusas primordiais foram cada vez mais deixados de lado em nome das irmãs Alarion, Umbren e Orain, três divindades menores que acabaram sendo elevadas ao posto de deusas maiores de toda criação de Loriath.

Mas ainda existem aquelas sociedades que adoram os antigos e isso os mantem literalmente vivos, porém enfraquecidos e impotentes diante da supremacia da tríade das irmãs. O maior exemplo disso são as sociedades de Kjers onde Goliathor, Medeazorus e Kenkariel são adorados e Kaia onde o imperador se tornou o novo avatar de Kromathor na terra.

Pondária — Deusa do Oceano e da Paz

Kromathor — Deus do Sol e da Dominância

Goliothor — Deus das Montanhas e da Guerra

Medeazorus — Deusa da Vegetação e da Pureza

Animather — Deusa das Criaturas e do Instinto

Kenkariel — Deus do Vento e da Sagacidade

Déviazoth — Deusa da Lua e da Inteligência

Solpharion — Deus do Vazio e da Inconstância

Existem ainda locais onde a Fé da Tríade é proibida e alguns dos Dragões Antigos são adorados como deuses. É o caso dos Impérios Ancestrais, formados por Kigashi, Onohe, Taria, Yeon e Gesanguk onde os governantes afirmam serem descendentes diretos dos dragões de antes da Queda e no caso de Taria é de fato governado por um dragão ancião. Em Andelia por sua vez Bralianoch, seu fundador é adorado por parte dos draconianos, mas a religião oficial das Ilhas do Crescente não é reprimida.

H’onierius — Dragão ancião Vermelho adorado em Kigashi.

Xenkisai — Dragão anciã de Prata adorada em Onohe.

D’emorathus — Dragão ancião Negro adorado em Taria.

Azalgorn — Dragão Ancião Azul adorado em Yeon.

Ark’hanath— Dragão anciã de Bronze adorada em Gesanguk.

Bralianoch — Dragão ancião de Ouro adorado em Andelia.

--

--

Victor Kichler
Crônicas de Loriath

“As vezes tudo que precisamos são umas palavras espalhadas ao acaso pra fazer a maré virar pro nosso lado”