Regras Variantes

Victor Kichler
Crônicas de Loriath
4 min readApr 24, 2023

Alarion e o Favor

Alarion, a deusa da vida e da criação, presta atenção especial àqueles indivíduos que se destacam dos demais através de suas habilidades e façanhas. Eventualmente um desses indivíduos pode vir a receber o Favor de Alarion, um poder que permite alterar o destino do indivíduo e daqueles ao seu redor.

Favor funciona como Inspiração e mais um pouco. Todos jogadores recebem um Ponto de Favor no início da sessão. O jogador que realizar e justificar feitos que contribuam para a diversão de todos na mesa recebe um Ponto de Favor e pode acumular até três.

O Favor pode ser utilizado de três maneiras:

1 Um ponto para realizar uma rolagem com vantagem.

2 Dois pontos para rolar novamente o dado de um inimigo em determinado momento onde um sucesso seria desastroso para o grupo.

3 — Três pontos para tomar o controle da narrativa a fim de fazer uma cena épica sem rolagem de dados para testes.

Umbren e os Três Circulos

Umbren, a deusa da morte e da destruição, acredita na misericórdia, mas assim que um ser vivo de Loriath falha em uma salvaguarda contra a morte ela risca, em seu pergaminho infinito, um de três círculos ao lado do nome do ser, aquele risco nunca desaparece e assim que o ser tenha três círculos riscados sua alma servirá deverá ser pesada por Orain e seguir seu curso seja ele qual for.

Orain e o Peso

Orain, a deusa do equilíbrio e do destino utiliza sua balança para pesar todos os atos e acontecimentos na vida dos seres de Loriath. Todo acontecimento vil e traumatizante e todo acontecimento nobre e edificante é contabilizado e anotado em seu livro. No momento de sua morte se os atos nobres de um ser forem mais pesados ele segue para servir Alarion na criação e se o peso dos atos vis for mais pesado ele servirá Umbren na destruição, por toda eternidade.

Honra e Sanidade são mais dois atributos a serem testados em Loriath que contribuem diretamente na percepção do mundo para com os personagens e no desenvolvimento de sua jornada nessa vida e na próxima.

Seiva Vermelha

Todas as poções de cura de Loriath são fabricadas através de processos alquímicos complexos que utilizam entre seus ingredientes a Seiva Vermelha. Retirada de uma árvore chamada Hul’hera, encontrada apenas nas regiões mais densas das Selvas Vermelhas. Já que esse ingrediente imprescindível é de difícil acesso, o preço das poções acaba sendo extremamente alto, podendo variar de 200 até 800 moedas de ouro dependendo da distância das selvas que você se encontra, por esse motivo foram criados os tabletes diluídos de seiva, que são adquiridos mais facilmente.

Runas

As runas são uma das linguagens de antes da Queda. É dito que os poderosos magos inventores de antes utilizavam o poder contido nessas inscrições para fazer maravilhas, como navios voadores, armas que lançam projéteis a distâncias muito maiores que arcos e para fazer a maior variedade de encantamentos. A Fé da Tríade prega que foi através de um poderoso encantamento rúnico que a rocha incandescente foi desviada de seu curso e puxada sobre Loriath, por esse motivo por toda região das Ilhas do Crescente as runas são proibidas. Aqueles que acreditam nos deuses antigos dizem que a rocha foi um aviso claro de que os mortais estavam ficando poderosos demais e os deuses não estavam satisfeitos, mas seja como for, a linguagem rúnica se perdeu após a Queda e atualmente é proibida, o que não impede que certos indivíduos e Guildas Ocultas sejam inteiramente dedicados a aprender a arte rúnica novamente.

Universo Alternativo

Com a destruição de Kalig e com a vitória de Deldrammon, o espaço e tempo de Loriath foi alterado e os acontecimentos que moldaram as Ilhas do Crescente foram reescritos e o Universo Alternativo foi formado. Se você deseja construir suas histórias nessa nova linho do tempo, as mudanças a seguir devem ser levadas em consideração:

Sem a mácula pra criar toda a destruição de Kjers, o reino ainda é uma grande liderança marítima, atuando na linha de frente nos resgates dos refugiados da Guerra Expansionista de Kaia.

Sem a energia alienígena do cérebro os rituais de transformação em Golias, Kenkus e Tiferinos nunca existiram e essas raças nunca foram vistas em Loriath.

A destruição do Império de Taria e de Onohe possibilitou a expansão de Kigashi e de Yeon que dominaram o restante do território. Com esse tamanho vasto ambos se tornaram grandes potencias nos dias atuais.

Sem a linhagem dos dragões do conselho das escamas apenas draconianos dourados descendentes de Bralianoch existem em Loriath. Consequentemente os draconianos não são adorados em lugar nenhum além de Andelia, onde o Culto a Bralianoch ainda é forte.

Com a destruição dos Enclaves Tabaxianos a população de Tabaxis diminuiu muito, fazendo com que junto dos draconianos sejam as espécies menos numerosas em todos os reinos.

Com Goliathor liberto de sua prisão o culto a ele ainda é forte nos dias de hoje, principalmente em Gesanguk e Yeon, sendo ele a principal divindade adorada na região.

--

--

Victor Kichler
Crônicas de Loriath

“As vezes tudo que precisamos são umas palavras espalhadas ao acaso pra fazer a maré virar pro nosso lado”