Como é estudar Publicidade e Propaganda?

A importância da faculdade de publicidade e um resumo sobre as coisas que aprendemos nela.

Camila Deolindo
Creative Bee

--

Acredito que a primeira característica que vem à mente quando mencionamos Publicidade e Propaganda, é a criatividade. Porém ao decorrer do curso, percebemos que é exigido muito mais que isso. Não basta ser criativo, estudar PP vai te exigir tempo, disciplina e muita disposição para ir além.

Como é o curso de publicidade e propaganda

O curso é bem generalista e nos dá uma base de várias áreas nas quais podemos atuar, como: Marketing, Criação, Redação, Social Media, Endomarketing, Rádio/TV e Fotografia. O publicitário pode atuar em agências de publicidade, departamentos de comunicação em grandes empresas, departamentos de marketing, gráficas, revistas, jornais, rádios, televisões, entre outros. E, como é um curso generalista, é necessário, conforme citei anteriormente, a disposição para ir além do que se aprende no curso em si, para se especializar e se tornar um grande profissional. Mas ainda assim, acredito ser de fundamental importância a formação neste bacharelado, pois além do mercado exigir, existem vivências que só temos na faculdade.

O Curso tem uma duração de 4 anos e envolve matérias teóricas e práticas. Com a chegada da pandemia da COVID-19 em 2020, as faculdades tiveram muita dificuldade com a prática e precisaram se reinventar nesse período. Atualmente, com a retomada de 60% das atividades presenciais, acredito que aos poucos poderemos voltar à normalidade.

Como é a minha faculdade

O trabalho de um publicitário exige mais que um post ou criação de uma logo, é muito mais profundo e complexo do que se imagina e se faz necessário ter uma base teórica e prática de excelência, por isso devemos procurar instituições de confiança.

No meu caso, optei por cursar na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) — Hortolândia, pois além de ter um histórico sólido, é uma instituição Cristã, e para mim isso fez total diferença. Não me arrependo da decisão e acredito que a UNASP possui vários diferenciais. É claro que após 3 anos de curso, percebo que nem tudo é um conto de fadas como talvez imaginava, mas está valendo a pena, apesar de todo o desafio de se cursar uma faculdade após os 30 anos e participar de uma classe onde a idade média está na faixa dos 20 anos. Assusta, afinal estou no meio de jovens que, em sua maioria, nem tiveram a vivência em um mercado de trabalho e acabaram de sair do ensino médio, estando com tudo muito fresco em suas mentes (nesse quesito estou um pouquinho “atrasada”). Nunca pensei em desistir, mas muitas vezes isso me desanimou, porém, sigo em frente em busca do meu sonho e agradeço a Deus, minha família e ao meu namorado, que são meus maiores incentivadores.

--

--

Camila Deolindo
Creative Bee

Cristã - Graduando Publicidade e Propaganda, Estudante de Teologia - Empreendedora em @camyspapers