Endomarketing: em que áreas podemos usá-lo?

O que é o endomarketing e exemplos de como utilizá-lo não só nos ramos de comunicação

Camila Deolindo
Creative Bee

--

Endomarketing, por definição, atua na comunicação interna das empresas, aproximando-as dos colaboradores, com ações que motivam a equipe, aumentam a produtividade e diminuem o absenteísmo.

O conceito do endomarketing vem das áreas de comunicação e, é claro, do marketing. Porém, de que maneira os atuantes de outras áreas podem utilizá-lo em ações que melhoram os resultados do trabalho com seu grupo profissional? Vamos ver neste artigo!

As oportunidades criadas pelo endomarketing

Na aula de uma professora, que se chama Roberta Suter, na faculdade de Publicidade e Propaganda, descobri que ser publicitária era muito mais do que eu pensava! Lembro-me da empolgação da professora dizendo que, como profissionais de comunicação, nem sempre estaremos dentro de uma agência e, mesmo assim, poderíamos aplicar o que aprendemos. Isso me encorajou tanto, porque nunca almejei trabalhar numa agência publicitária.

Na verdade, trabalho com Recursos Humanos há mais de 15 anos e nunca imaginei que o curso de Publicidade pudesse me ajudar nesta área, até que nele descobri o que é Endomarketing e seu significado, e vou compartilhar como apliquei em meu ramo, deixando como referência a ser utilizada em outros tantos casos possíveis.

Como endomarketing pôde ser utilizado em recursos humanos?

O endomarketing, por trabalhar o relacionamento do colaborador com a empresa e com a marca, necessariamente precisa conciliar ações junto aos Recursos Humanos, com um planejamento que as faz funcionar de maneira integrada.

É possível trabalhar estrategicamente em diversos focos que lidam com o ambiente organizacional da instituição, como por exemplo:

  • Treinamento e desenvolvimento: Oferecer treinamentos, através de cursos e oficinas; podendo se utilizar métodos de divulgação interna, como panfletos e cartazes. Esta estratégia demanda um trabalho administrativo com os colaboradores para compreender a necessidade de cada departamento.
  • Campanhas comemorativas: A empresa pode criar um plano anual de campanhas comemorativas, que estimulem nos colaboradores, atitudes positivas que tenham ligação com datas especiais, como: Páscoa, Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Novembro Azul, Natal, aniversários dos colaboradores e aniversário da empresa. Várias campanhas podem ser realizadas, dependendo do perfil da empresa e necessitando da participação fundamental do setor que gere os recursos dela.
  • Plano de Carreira: Utilizar formas criativas de mostrar aos colaboradores perspectivas de crescimento que eles podem ter na companhia, os motiva, gerando menor rotatividade no quadro, mais produtividade e a preparação de pessoas mais qualificadas. Uma iniciativa que pode ter tomada pelo setor que coordena a distribuição das funções dos colaboradores.

Portanto, aplique o endomarketing em todas as áreas de atuação!

Esses foram apenas três dos exemplos de uma vasta lista de possibilidades que o endomarketing nos oferece! Grandes empresas já entenderam sua importância e vêm aplicando cada vez mais. De que maneira podemos utilizar o endomarketing além dos limites da comunicação?

Se esse texto te fez pensar sobre o assunto, deixe seu “applaud” e siga o Creative Bee para ler mais artigos que trazem debates sobre esse e outros tantos temas!

--

--

Camila Deolindo
Creative Bee

Cristã - Graduando Publicidade e Propaganda, Estudante de Teologia - Empreendedora em @camyspapers