Imagem retirada do Freepink https://www.freepik.com/
Imagem retirada do Freepik https://www.freepik.com/

Ilustração: Qual é seu papel no mercado de trabalho?

Ju Moraes
Creative Bee
4 min readSep 22, 2021

--

Conheça a profissão do ilustrador, o que faz e como se pode trabalhar com isso

Em nosso cotidiano, muitas vezes não percebemos a quantidade de conteúdos de expressão artística que está ao nosso redor. Olhe para: embalagens de produtos, revistas em quadrinhos, desenhos animados, banners e outdoors, e pense que, em cada um desses detalhes, existe uma mente criativa por trás, imaginando como chamar a atenção do público para o produto que se deseja comercializar. Essa mente é a do ilustrador!

O que o ilustrador produz está presente no que a gente consome em todas as fases da nossa vida. Desde os desenhos e ilustrações infantis, como nos personagens da Turma do Mônica, os chocolates da Arcor com as carismáticas tartarugas, os bolinhos com os clássicos Piu-Piu e Frajola, até nossa vida adulta, como nos aclamados filmes de super heróis. Esses que tiveram suas origens conectadas aos gibis, onde um profissional de ilustração contribuiu desde o princípio para cada um dos detalhes que atravessaram as gerações entretendo o público, e, mesmo quando esses fascinantes personagens saem das pequenas páginas para ir às grandes telas, os ilustradores ainda estão lá, sendo responsáveis pela criação dos storyboards, que são os desenhos que representam as cenas que serão montadas nos filmes.

Ilustrações da Tortuguita, retiradas de seu perfil oficial no Instagram.

O que faz um ilustrador?

De embalagens até ajudar em roteiros, o profissional de ilustração pode atuar em muitas áreas, e algumas das principais são:

  • Área editorial: o mais comum e procurado cenário para o ilustrador, onde são criados desenhos para jornais, livros e revistas. Profissionais gostam da área editorial por se tratar de um setor bastante maleável, permitindo que se trabalhe numa empresa com carteira assinada, abastecendo os materiais criativos conforme às necessidades, ou como um freelancer atuando individualmente;
  • Agências de publicidade: outro setor muito comum, já que este é requisitado para criação de campanhas e rótulos de produtos, onde se há demanda por ilustração digital e em papel, e também onde há enorme presença dos freelancers;
  • Games: Uma área que está em constante crescimento e com procura de profissionais ilustradores para a criação de personagens, cenários, animações, modelagem 3D, entre outros tipos de ilustrações digitais e artes gráficas.

Profissionais do ramo, como o ilustrador brasileiro Rainer Petter, citam que o mais importante antes de mergulhar nesta carreira, é entender o quão ampla é a área no mercado, e buscar oportunidades.

A ilustração, então, não se limita aos desenhos, já que tem significado amplo e ligação com todo tema que é projetado a partir de algum meio visual, seja uma história, texto ou outra forma de expressão artística. A ilustração é o ponto forte para representar estampas, logotipos, gravuras, idéias e conceitos. Portanto, designers gráficos, muralistas e fotógrafos se misturam com a ilustração, pois possuem em sua essência, a relação com a criação e edição de imagens.

Vale a pena ser um ilustrador?

Nos tempos atuais, as tecnologias e fontes de entretenimento (principalmente online) consomem grande parte da rotina das pessoas e a “economia criativa” cresce à medida que inúmeras telas com programas, séries, aplicativos e jogos são lançadas. A oportunidade de utilizar o artifício da criatividade torna-se atrativo para as empresas que cada vez mais investem nestes ramos, contratando e fazendo crescer a demanda por profissionais.

Para que a demanda por ilustradores seja bem atendida, é imprescindível que aqueles que se interessam em trabalhar com isso, desenvolvam uma técnica de desenho ao menos razoável através dos estudos. Já falamos aqui na Creative Bee, sobre o quão importante é aumentar sua preparação profissional (Dá uma conferida!) e na ilustração não é diferente: todo investimento para aprimorar as habilidades, seja buscando cursos ou comprando material, seja com o lápis tradicionais ou com softwares de ilustração, afetará positivamente na construção da carreira.

O salário ou remuneração de um profissional de ilustração é muito variável. Fatores como reputação, histórico de trabalhos e clientes influenciam muito nos valores. A margem é de:

  • de R$2.500,00 por mês;
  • a R$10.000,00 por mês.

O portfólio agrega bastante valor à reputação do profissional, assim como variadas habilidades e o domínio de ferramentas, que podem resultar numa maior procura por seus trabalhos.

Existem aplicativos e programas nos quais se pode fazer boas ilustrações digitais, além de técnicas interessantes para aqueles que querem entrar no ramo. As mais comuns:

  • Adobe Photoshop: o conhecido programa onde se encontram as diversas e mais completas ferramentas para edição e criação de imagens;
  • Adobe Illustrator: excelente programa de design gráfico, para desenvolver desenho vetorial, pintura digital e logos;
  • Animação, 2D e 3D: um grande diferencial aprofundar-se em cursos e estudos dessas técnicas, onde a procura de profissionais qualificados aumenta cada vez mais, segundo a ABRA (Academia Brasileira de Arte).

A área de ilustração é enorme. Se interessou e quer desenhar seus sonhos dentro dela? Segue as dicas que passamos aqui e deixe sua palminha! E se quiser saber sobre outros ramos de trabalho que vêm crescendo no mundo digital e sobre novidades da comunicação, segue a Creative Bee!

--

--

Ju Moraes
Creative Bee

I am a student of Advertising and Propaganda, freelancer in social media, marketing intern and writer at Creative bee. São Paulo Brazil.