Influenciadores e o aumento da autoridade das marcas

Ju Moraes
Creative Bee
4 min readOct 8, 2021

--

Use o marketing de influência a favor da sua marca! Você já parou para pensar que as pessoas acreditam mais em amigos ou seguidores dando sua opinião, do que a marca falando do seu produto?

No mundo do marketing digital, há profissionais que produzem conteúdos com o intuito de influenciar as pessoas que os seguem sobre um determinado produto ou serviço, e que buscam também alcançar novos públicos. Essas pessoas transmitem uma mensagem a favor da marca por meio do marketing de influência, instigando outras pessoas a conhecer sobre um serviço ou produto destinado ao comércio.

imagem retirada do Freepik https://www.freepik.com/

O que é esse tal de marketing de influência?

O marketing de influência é a estratégia onde uma pessoa ou entidade cria uma ponte entre uma marca e o seu público, ou seja, as pessoas sobre as quais eles exercem influência e para as quais eles transmitem autoridade. Mas, não pense que é algo simples de se aplicar: todo e qualquer marketing precisa de uma estratégia bem estruturada, e seu primeiro objetivo é gerar uma identificação do público com o influenciador e, a partir disso, encontrar oportunidades e benefícios para a marca com a qual se trabalha.

Todas as pessoas têm uma reputação e uma marca (afinal, todo mundo tem a sua brand persona e todo mundo se vende, não é mesmo? Kkkkk), mas acontece que de um tempo para cá, com o aumento da tecnologia e do alcance da internet, passou a existir a possibilidade de criar-se influência com outras proporções. Pessoas que não estão na TV (ou seja: que não são famosas, estrelas de cinema ou novela) começaram a influenciar outras pessoas, isso passou a ter valor de mercado, e surgiram os influenciadores ou criadores de conteúdos.

O poder de uma estratégia digital é a identificação da marca com o público-alvo, e a forma de atingí-lo. O mercado tende para estratégias que estão muito ligadas aos resultados, onde a marca tem um papel importante com as respostas de seus produtos e serviços. Como passar a mensagem correta a uma audiência específica? O influenciador pode ser um meio de fazer isso, agindo como um porta voz para a marca.

E quem são os influencers?

Quem já não segue um influenciador ou criador de conteúdo nas redes sociais? Como dito antes, os influenciadores ganharam um espaço muito grande na mídia, onde eles são porta vozes de diversos assuntos.

Pessoas com grande engajamento em redes sociais e números altos de seguidores, são cada vez mais demandadas por empresas para recomendar produtos e, na maior parte das vezes, os escolhidos são artistas famosos. As cifras são enormes, e em vários casos as resposta às campanhas são muito positivas. Existem casos como o da Kylie Jenner, uma das influencers mais bem remuneradas do mundo, com posts no Instagram que alcançam a casa de 1 milhão de dólares.

Os influenciadores grandes, com muitos seguidores, antigamente eram os principais e que mais se destacavam para conquistar as marcas. Mas hoje essa realidade vem carregada de muito amadurecimento e mudanças para o mercado, onde também os menores influencers vêm ganhando voz e atenção em seus segmentos específicos.

Hoje em dia, os micro influenciadores, que são aqueles que não tem tantos seguidores, mas têm um engajamento maior proporcionalmente, muitas vezes alcançam melhor os nichos, podendo ser conectados a estes públicos, por exemplo, pela região geográfica. O papel do influenciador não é só gerar vendas, mas também criar conteúdos de valor para a marca, trazer credibilidade, engajamento e público, tornando a marca conhecida em seu nicho e segmentação.

Classificação dos tipos de influenciador de acordo com o número de seguidores.

Para saber se determinado influenciador é o certo para sua marca, é preciso fazer uma pesquisa para entender quem é ele, como é o público dele e pelo que se interessam. Abaixo listamos cinco pontos importantes para desenvolver um marketing de influencia de sucesso e não se basear em números de seguidores, mas sim em valores que o influenciador pode agregar:

  • Portfólio;
  • Credibilidade;
  • Conteúdos com engajamento;
  • Capacidade de trazer seguidores ao perfil;
  • Capacidade de vendas.

A minha dica é procurar por criadores de conteúdo e influenciadores que falam com públicos pequenos, mas têm credibilidade entre eles. Mas pode ficar tranquilo, que os influenciadores grandes vão continuar, pois o mercado vem crescendo e está em constante mudança.

Por que investir em marketing de influência?

Pense no seguinte:

Se um influenciador (que é uma pessoa real) disser: “Eu acredito nesse produto!”, e uma marca disser: “O meu produto é muito bom!”, em qual dos dois é mais fácil de acreditar? Dessa forma se entende a importância do marketing de influência. As pessoas não depositam sua confiança em empresas tanto quanto depositam em outras pessoas, ou seja: amigos, conhecidos, pessoas que elas têm uma certa confiança, outros que têm interesses parecidos com os seus, ou pessoas que entendem e são autoridade em determinados assuntos.

Se você tem uma empresa, é importante pensar no marketing de influência como estratégia a ser utilizada, pois pode ajudar o seu negócio ou serviço a vender mais e obter mais valor. A influência sempre foi e sempre será um dos principais fatores que fazem os consumidores seguirem e consumirem marcas. E se esse texto te influenciou a pensar mais sobre as novas formas de negócio e comunicação, segue a Creative Bee para ler mais conteúdos como esse!

--

--

Ju Moraes
Creative Bee

I am a student of Advertising and Propaganda, freelancer in social media, marketing intern and writer at Creative bee. São Paulo Brazil.