Sex Education e a importância da comunicação dialógica

Uma pequena análise da série pautada em pontos de vista do pensador Paulo Freire

Bianca Silva
Creative Bee
Published in
3 min readNov 27, 2022

--

Sex Education é uma série sobre adolescentes voltada para adolescentes mais velhos (acima de 16 anos) e adultos. Na série acompanhamos a saga de Ottis, um garoto virgem e tímido, que tem problemas com a sua própria sexualidade, mas devido a sua mãe terapeuta sexual, passa com a ajuda de Maeve a ajudar seus colegas de escola com as experiências sexuais, através dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Todos nós já tivemos dúvidas em relação a sexualidade e ao sexo em si, e muitas vezes por vergonha ou por falta de abertura, não falamos com os nossos pais, é aí que a série se relaciona com quase todas as pessoas. Mas engana-se quem acha que apenas pessoas sexualmente ativas vão se identificar, a série é muito mais profunda e aborda questões como: assexualidade, homossexualidade, bisexualidade, pansexualidade, não-binários, disfunção erétil, fetiches, auto aceitação, perda da virgindade, descoberta da sexualidade, problemas de relacionamento, amizades e muito mais.

Um ponto interessante da série é que por várias vezes o protagonista, tenta se comunicar de forma direta com os colegas, o que acaba gerando uma negativa, mostrando que o assunto apesar de todo o sensacionalismo, ainda é um tabu para a sociedade. Exemplos de quando isso acontece é quando Ottis tenta ajudar Olivia através de uma comunicação não didatica, o que faz com que a garota se frustre, ou ainda, quando ele aborda diretamente pessoas em uma festa para falar sobre DST’s (doença sexualmente transmissível), e acaba gerando uma imagem negativa sobre a sua pessoa, e sua “clínica” de conselhos. ou até mesmo quando Kate pede para que Ottis fale sua língua quando está utilizando termos muito técnicos.

Ao longo da série o protagonista necessitou aprender a se comunicar com os colegas de modo a não assustá-los e gerar confiança para que um diálogo de qualidade ocorra. Paulo Freire vai dizer que quando um dos indivíduos não conseguir entender o significado de algo, a compreensão torna-se impossível, visto que aquele que não entendeu, não pôde chegar na compreensão do qual o primeiro se valeu para a construção daquela narrativa.

Deste modo ao tentar se comunicar com os seus colegas, Ottis no ínicio da série não havia conseguido compreender que seus colegas, devido a contextos sociais, culturais, psicológicos, não tinha o conhecimento e a maturidade para que ocorresse um diálogo na forma que ele esperava. Pode-se ver o fatos do meio e psicológico usando o exemplo de Adam, que no início da série sofre uma disfunção erétil e diz que é devido a pressão sofrida por ser filho do diretor da escola e por ter um membro sexual grande, e apesar das alegações dele parecerem triviais, ao longo das três temporadas é observado que as questões acerca do personagem são ainda mais profundas, e que essa desabafo feito no início da primeira é apenas um vislumbre e uma primeira abertura feita pelo personagem.

Ao longo das temporadas há um ganho de maturidade envolvido nos personagens, que aos poucos aprendem a se comunicar melhor, e a entender melhor quem os cerca, apesar disso também é possível ver o que a falta de comunicação gera, e como exemplo pode-se citar o episódio em que Aimee é assediada no ônibus e não consegue expressar o quanto aquilo a traumatizou, levando-a até mesmo a se distanciar de seu namorado, e que ao final do episódio passa a ter um reconforto ao suas amigas a protegerem.

Sex Education é um marco na sociedade atual, visto que ainda é tão dificil abordar temas como sexualidade na adolescência, é uma série que mostra justamente como é difícil lidar com essa fase, e como a escola faria e deve fazer esse importante papel de educar, entretanto criando um diálogo com os jovens e não apenas sendo o detentor da fonte do conhecimento, visto que conforme Paulo Freire nos fala a comunicação é um diálogo e não um monólogo, é um encontro de sujeitos em busca da significação do significado.

--

--

Bianca Silva
Creative Bee

I'm a UI/UX designer student, working as designer and communications intern at IBM. I'm 25, and I really love design world, and I am always studying about it.