Começou a Semana da Inovação Aberta

Karol Borges
CreativePack
Published in
3 min readJul 19, 2022

Uma parceria entre a Creative Pack e o Centro Universitário UNDB.

A Inovação Aberta é um mecanismo que empresas utilizam para trazer melhorias em processos ou criação de novas soluções, através da conexão com startups, instituições de ensino e comunidades. Entre 2016 e 2020, o número de empresas que se relacionam com startups, por meio de iniciativas de inovação aberta, cresceu quase 20 vezes, de acordo com dados da plataforma 100 Open Startups.

Uma boa estratégia usando a inovação aberta pode acelerar as adaptações das empresas diante as necessidades dos seus consumidores e aumentar a participação do mercado de atuação, trazendo competitividade estratégica, com a Nestlé faz, com o seu programa Panela, plataforma dedicada à inovação aberta, que tem a função de ser a ponte entre o ecossistema de startups e universidades e a companhia.

Sabendo da importância do tema, estamos trazendo em parceria com o Centro Universitário UNDB, a Semana da Inovação Aberta que irá reunir especialistas para falar sobre o tema com diferentes lentes.

Preparamos os conteúdos para:

  • Entusiastas do tema que quer aprender sobre a atuação da inovação aberta na prática;
  • Colaboradores que desejam começar a aplicar a estratégia da inovação aberta dentro das suas empresas;
  • Gestores que querem entender como estruturar as primeiras estratégias de inovação aberta.

Programação

Serão 3 dias com atividades on-line e gratuitas pelo Zoom com modelo de aprendizagem mão na massa e trocando com especialistas que já adotam a Inovação Aberta dentro das suas corporações, sempre de olho nas melhores práticas. Além disso, temos um ambiente com diversos conteúdos extras para os participantes possam aplicar no dia a dia.

18/07 às 19h | Como inserir a inovação aberta nas empresas (Hermano Reis — Head of Hubee);

19/07 às 19h | Potencializando a inovação corporativa (Alexandre Frazão — Analista de programas na Origem by Darwin)

20/07 às 19h | Boas práticas da gestão da inovação (Gabriela Cestari — Case Equatorial e Apoena Mendes — Case Vale)

Insights do 1º dia da Semana:

A Semana da Inovação Aberta começou com tudo. E aqui você vai encontrar os principais insights que o nosso time coletou do primeiro encontro com o Hermano Reis.

  • Inovação é sobre otimizar oportunidades e resolver problemas para aumentar lucro/receita e diminuir gastos. Precisa ter um propósito, não pode ser algo aleatório adotado pela empresa, sem um direcionamento.
  • Os tipo de inovação estão relacionadas diretamente a quão bem o problema está definido, assim como seu domínio de atuação. Dessa forma é possível ver inovação sustentada, revolucionária, disruptiva e pesquisa básica.
  • As empresas precisam entender qual é o seu objetivo com a inovação, porque dependendo dele pode haver diversos mecanismos para alcançá-lo, sem uma receita de bolo pronta. É necessário testar, medir e aprender com cada iniciativa. Exemplos de iniciativas: eventos, imersões, conexão com startups, aceleradoras, spin-offs, fusões e aquisições…
  • A inovação aberta que trabalha com startups traz vantagem competitiva, porém é necessário analisar e entender em que momento a startup está para que a conexão dê frutos e resultados desejados. Nem todas as startups estão prontas e no momento certo para se relacionar com as empresas.
  • É importante considerar KPIs (indicadores) diferentes para cada iniciativa de inovação.

Iremos trazer mais insights dos outros dias ;)

#innovation #openinnovation

--

--

Karol Borges
CreativePack

Curto inovação, corridas, futebol e sorvete, não necessariamente nessa ordem :)