Aceitei uma nova oferta de emprego, e agora?

Bruno Rocha da Silva
Creditas Tech
Published in
4 min readMar 14, 2019

56% dos profissionais estão insatisfeitos com sua ocupação atual e desejam mudar de emprego. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva e pelo grupo LTM (Loyalty & Trade Management).

E você, já teve aquele momento de grande desejo de respirar novos ares? Bem, essa hora chegou para mim. Fui em busca de um novo emprego, fiz algumas pesquisas para saber quais as empresas que estavam bombando no momento e encontrei a empresa ideal. Me preparei, fiz todo o processo, e passei.

Entrei na Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, que tem se destacado nos rankings da FastCompany, CB Insights, Love Mondays e LinkedIn, sendo apontada como uma das fintechs mais promissoras do mundo.

Momento de felicidade que precisava ser comemorado. Mas calma, nem tudo são flores, não? Pouco tempo depois os receios começaram a aparecer.

Como será o novo ambiente?

Como são as pessoas?

O que irei encontrar no meu primeiro dia?

Perguntas comuns, respostas diversas.

Duas semanas antes de iniciar, recebi um e-mail do time de remuneração e benefícios, solicitando meus documentos para admissão. Um processo geralmente burocrático que precisa ser seguido, até aí, normal. Por conveniência, tudo é feito online, nada de papéis impressos sem necessidade. O planeta agradece.

Faltando menos de 1 semana para começar, recebi um e-mail de boas-vindas do VIP. Espera, VIP? Sim, Very Important People. O antigo RH. A filosofia da empresa mostra que tratar pessoas como recurso é algo ultrapassado e antiquado. Convenhamos: VIP é um termo muito melhor.

E para garantir que eu não ficasse ansioso e nem preocupado com o primeiro dia, teria uma pessoa que iria me acompanhar nos meus primeiros 3 meses, conhecido (a) como buddy, que nada mais é que um funcionário (a) super reconhecido por viver intensamente a cultura e transmitir todos os valores da empresa.

Legal né? Eu achei incrível.

Além disso, no mesmo dia recebi um e-mail do meu buddy se apresentando, e querendo marcar uma conversa de 15 minutos para nos conhecermos antes do dia em que eu começaria a trabalhar.

Conversamos: papo descontraído, momento extremamente informal e um papo importante para quebrar a primeira barreira de transição.

Enquanto tudo isso acontecia, chegava meu último dia no antigo trabalho, mixed feelings, sensação de felicidade por ter conquistado algo novo. Aquele almoço de despedida onde estava deixando alguns bons amigos, as piadas internas, as risadas, as lembranças. Chegou a hora.

Chegando em casa, sou notificado de uma nova encomenda, uma carta. O remetente? A Creditas. Era uma carta de boas-vindas do meu buddy, com um presente bem Nerd: um YubiKey da Yubico, fabricante mais popular de security keys do mundo.

Parece bobo, mas esse tipo de atitude ajuda a encerrar os vínculos que te levaram a pedir demissão do antigo emprego.

Chega o grande dia, segunda-feira, primeiro dia no novo trabalho. Eu chego e me deparo com mais 12 pessoas na sala de espera — ótimo, eu não serei o único novato do dia.

O primeiro contato foi com o VIP, logo em seguida com meu buddy. Conversamos por alguns minutos. Fizemos um tour pelo escritório — e que escritório!

Depois disso fomos para uma sala, essa semana será inteira dedicada ao Onboarding. Espera, mas como isso funciona?

O Onboarding é um conjunto de ações que representam o processo de integração de um novo funcionário. Tem como objetivo capacitar as pessoas que acabaram de ingressar na empresa.

Existem muitas formas de se fazer Onboarding. Aqui na Creditas tudo acontece na Arena, auditório super legal que fica dentro da empresa.

De Facilities a Analytics, de Help Desk a Branding; uma a uma, em um intervalo de 1 hora, todas as áreas se apresentaram, falaram sobre seu dia a dia, como é a forma de trabalho, e o impacto de cada uma delas dentro da Creditas.

Conheci muitas pessoas, aprendi coisas novas, reaprendi coisas velhas, me contextualizei, me apaixonei pela empresa. Vontade de fazer, de acontecer, de criar… Calma! Essa foi só a primeira semana.

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--