Boas práticas no Slack

Bruna Pereira
Creditas Tech
Published in
3 min readMar 31, 2020
Logo do slack

Aqui na Creditas nós usamos o Slack assiduamente para comunicação do dia-a-dia. No momento atual que estamos vivendo, a empresa foi bem rápida ao instaurar o trabalho remoto para todos os tripulantes.
Por sorte, muitas outras empresas têm feito o mesmo e isso me motivou a escrever um artigo sobre boas práticas no uso do Slack. Essas práticas já são mencionadas por nós internamente, o que fiz foi compilar e expôr para que todas tenham acesso. As dicas são:

Seja direta na sua mensagem

Ninguém vai te achar mal-educada por ir direto ao ponto na sua mensagem. Você pode claro mandar um bom dia ou tudo bem se você realmente achar que precisa, mas não espere a resposta para dizer pra que de fato veio.

Sendo bem direta, qual dos dois você prefere?

Claro que você pode ser sim um pouco mais educada do que eu fui no primeiro cenário e responder a pergunta. Mas às vezes a gente esquece 😳.

Evite usar @channel/@here cada notificações ordinárias

Geralmente os canais abrangem vários grupos de pessoas, e é muito raro que você precise da atenção de todas elas, naquele exato momento, mesmo se elas tiverem offline. Como em 99% dos casos você pode esperar a pessoa desocupar para ver a mensagem, só escreva e aguarde 🕐.

Threads são muito úteis para manter históricos

Principalmente quando a conversa se inicia com uma pergunta ou quando você vai dizer algo que vai durar mais de uma mensagem, é mais conveniente para quem vai ler o canal depois ter aquela conversa agrupada em uma thread. E se a sua resposta for super relevante fora daquele contexto também, você pode usar a funcionalidade de escrever na thread e replicar no canal.
Além de ajudar a manter o histórico, você ainda consegue utilizar a funcionalidade de ver as novas mensagens dentro de uma thread, o que te ajuda a manter track do que estava conversando.

Se é conversa relacionada a trabalho, deveria estar em um canal

Evite conversas por DM para tirar dúvidas sobre algo que envolve mais gente.
Esse caso me lembra épocas de escola quando a professora brigava quando a gente ia perto dela perguntar algo. Elas sempre diziam: sua dúvida pode ser a de outra pessoa também.
No Slack é o mesmo cenário. Você pode marcar alguém específico se você acha que a pessoa tem a resposta, mas evite ter essa conversa no privado para garantir o compartilhamento de informação.
E se alguém perguntar algo pra você no privado, mova a thread para o canal.

Cuidado com poluições — bots de GitHub, Jira, CI, etc

Quando estamos em lugares físicos, ter uma televisão com o radar do time, é muito útil, mostrando informações relevantes e variáveis do dia-a-dia, como por exemplo para times de desenvolvimento de Software, a pipeline de CI, o board do time, etc.
Quando estamos 100% remoto, nós migramos esses radares para o Slack. Mas ao invés de colocar todas essas integrações no canal principal do time, crie um canal específico para radares.

E vocês, quais boas práticas adotaram para um ambiente de trabalho com produtividade e foco no Slack?

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--