Alinhando mais de 12 stakeholders em busca do mesmo objetivo

Sofia Fuser Galvao
Creditas Tech
Published in
5 min readJul 26, 2022

Do you want to read this article in English? Click here

Nós de produto, sabemos que fazer produto (MVP) de qualidade e manter áreas alinhadas e engajadas não é uma tarefa fácil, não é mesmo?!

Para comentar como eu consegui alinhar mais de 12 stakeholders em busca de um mesmo objetivo, é interessante trazer um pouco de contexto antes.

Então vamos lá: Eu entrei na Creditas tem mais o menos 10 meses, em um contexto M&A (compra de empresas, Minuto Seguros sendo comprada pela Creditas).

E com esse "merge" acontecendo, estávamos reestruturando processos, realocando pessoas, e obviamente também revendo o nosso produto e as estratégias de aquisição que iríamos adotar daquele momento em diante.

Vale contextualizar que na Creditas, temos o que chamamos de: "Ecossistema de produtos". Que conecta um produto com outro produto, ou um serviço com outro serviço. De acordo com a jornada e o jobs to be done do cliente. Com isso criamos o que chamamos de repetição de clientes, que faz com que um cliente que comprou X produto/serviço também possa comprar o produto Y, ficando mais tempo conosco. Possibilitando também que o cliente faça a gestão do seu portfólio de produtos/serviços contratados em uma só empresa.
No meu caso, eu vim para a Business Unit de Insurance, onde nosso negócio core é vender seguros automobilísticos, importante ressaltar que nós não somos uma seguradora, e sim uma corretora.

Falando do meu momento pessoal, quando ingressei na Creditas eu não estava bem, eu tinha saído de uma empresa em que sofri sérios danos psicológicos, assédio e até abusos de colegas de trabalho. Lá eu não fui levada a sério quando falava com o RH, cheguei a achar que a área de produto não era pra mim.

Por conta disso, eu deixei de acreditar no meu potencial (síndrome da impostora, pegou forte aqui), e nas minhas capacidades. Mas a minha líder, aaah a minha líder ❤. Ela fez um trabalho incrível! Que chamo de: "me tirar da caixinha", rs. (Inclusive saudades Malu, falo isso por que ela já saiu da Creditas). Ela conseguiu restagar minha autoestima profissional, autoconfiança, e me deu total autonomia e apoio para iniciar uma nova jornada cheia de desafios.

E falando sobre desafios, esse case, foi a minha primeira iniciativa de ponta a ponta, a ser desenvolvida por mim e entregue aqui na Creditas, logo que cheguei. A Minuto Seguros, não tinha uma cultura/mindset de Produto, então manter o foco, era mais complicado, precisávamos alinhar recorrentemente o que estava sendo feito, e relembrarmos o porquê daquilo. Mas aos poucos fomos construindo isso em conjunto.

Como estava num contexto de M&A, dado a estratégia de ecossistema que comentei acima, o nosso contexto era experimentar e testar jornadas para vender seguros para os clientes da Creditas e vice e versa.

Nessa iniciativa específica onde alinhei mais de 12 stakeholders, o nosso objetivo era vender seguro Auto para os clientes da Creditas, através do Aplicativo da Creditas. Que possuía uma tecnologia diferente e nele já tinham outros produtos do portfólio da Creditas.

Pois então, comecei a fazer meu discovery, documentar no Confluence, entender cenários, possibilidades, me aproximar de stakeholders e começar a criar relacionamento com eles, entrevistar usuários, criar fluxos no Miro, e criar as minhas hipóteses e proposta de valor para o MVP.

Com isso, criei fóruns com os stakeholders, para entender as necessidades e começar a alinhar as expectativas do que estava sendo idealizado como MVP. Foi nesse momento que minha “ficha caiu”: eu estava em uma empresa com mais de 5 mil funcionários, em 3 continentes diferentes, fazendo o que mais sonhei na vida até então. E foi aqui, que começaram a aparecer várias incertezas, dúvidas e inseguranças.

Então eu fiz uma pausa, sai da frente do computador, e fui refletir sobre todo o discovery que tinha feito até ali. Eram mais de 12 áreas para conseguir lançar um MVP?! Eu nunca tinha feito algo naquela proporção, achei que estava "viajando na maionese" com essa ideia de colocar todos numa mesma sala e alinhar seus papéis, rs.

Pedi um 1:1 (one a one) para alinhamento com a minha líder, e apresentei todo o material, e perguntei se ela tinha uma outra visão, se eu estava no caminho certo, afim de validar o plano que eu que tinha feito, até ali.

E foi então, que ela elogiou toda a documentação do discovery, validou o meu plano e disse : “Você estava no caminho certo”.
Mas, nesse momento que eu fiquei me questionando: Tá, beleza! Se estou no caminho certo, tenho realmente 12 áreas para alinhar.

COMO É QUE VOU FAZER ISSO??????

Comecei a pesquisar e ler alguns artigos sobre como alinhar MVP’s com múltiplos stakeholders e com um grau elevado de complexidade para comunicação. E segui compartilhando com outros PM’s, dos fóruns das comunidades de produto, para gerar insights. Até que, em algum momento, surgiu uma matriz chamada RACI.

Onde nela havia 5 colunas, e inúmeras linhas, nas linhas eram as áreas. Na primeira coluna você deve colocar o nome da área, e nas outras 4 você deve listar: atividades-chave, requisitos/necessidades, riscos e por fim se existe alguma dependência.

A minha, ficou desta forma:

E foi através deste framework, que marquei com as 12 áreas uma dinâmica de kick off com duração de 1hr e 30min. E, junto com outros 2 colegas que estavam liderando a iniciativa junto comigo, nós fizemos a dinâmica acontecer e facilitamos para que todas as áreas construíssem junto. Começamos com o porque, o que e como, usando o Golden Circle do Simon Sinek. Na parte do como, convidamos as áreas para incluírem em suas respectivas linhas os itens que precisavam, desta forma foi possível entender o que precisava ser feito para que esse MVP saísse do papel e começasse a funcionar. Por conta dessa dinâmica conseguimos criar alinhamento e coordenar um cronograma.

Fora essa dinâmica, houveram incontáveis reuniões de alinhamentos, diversas conversas pelos canais no Slack e muitas, mas muuuitas theard’s mesmo.

Porém, em menos de 1 mês do Kick Off, tínhamos conseguido fazer o cronograma acontecer, e colocar toda a estratégia e proposta de valor, do planejamento em prática para entregar um software de valor em funcionamento!

No segundo dia já tínhamos conseguido gerar vendas, através do APP. E com isso começamos a entregar valor para o negócio, e as vendas foram aumentando aos poucos, de acordo com as bases/clientes que eram liberados para acessar o MVP.

Deixo aqui, o meu enorme agradecimento a todos que participaram dessa iniciativa, não vou citar nomes, pois posso me esquecer de alguém, risos. Mas de verdade um produto não se constrói só, por isso é importante buscar a colaboração e parceria dos envolvidos sempre.

Por fim, eu acho importante fortalecer as comunidades de produto com cases de sucesso e de insucesso, por que não?! Busco cada vez mais fomentar as trocas em comunidades, pois a troca é mútua, assim como, eu tive essa necessidade, outras pessoas podem ter, e vice e versa.

Portanto, deixo aqui um pouquinho da minha contribuição, e meu até breve. Espero que trazendo mais conteúdos para trocarmos.

Se leu o artigo e ficou com alguma dúvida, fique a vontade para me chamar o LinkedIn, está aqui meu contato, para trocarmos mais sobre qualquer ponto.

Até mais!

--

--

Sofia Fuser Galvao
Creditas Tech

Mulher, Bissexual, Cearense, Produteira, Curiosa, Apaixonada por gatos e trilhas.