Como iniciou o programa de Mentoria na Creditas e pra mim!

Rafael Antonio Lucio
Creditas Tech
Published in
4 min readApr 17, 2019

Desde 2018, a área de tecnologia da Creditas vem conduzindo um programa de mentoria interna que tem ajudado diversas mulheres a alavancar seus objetivos de carreiras. Entretanto conduzir um projeto como esse exige muito foco e determinação, por isso venho compartilhar um pouco do que temos aprendido com a iniciativa.

Quando eu cheguei na Creditas e descobri esse tal programa de Mentoria, logo fiquei interessado em entender melhor como isso funcionava.

Como tudo começou?

Tudo começou em 2017, quando precisávamos crescer o time de dev, fizemos algumas entrevistas e contratamos um dev junior e um menor aprendiz, então uma das devs Camila Campos viu uma oportunidade com a situação e levantou um questionamento e foi levado para o Leonardo Andreucci VP de Engenharia

Se estamos contratando devs junior e menor aprendiz, porque não direcionamos estas vagas apenas para mulheres, para engajar mais minas em tech?

Leonardo Andreucci viu que faria total sentido seguir o feedback para aumentar a contratação de mais mulheres 🚀

Desde então se juntaram Camila Campos, Karoline Leite, Anna Flávia, Felipe Albuquerque, Alex Kawaharada e Fernanda Santarelli pra tocar o desafio de como contratar mais minas. Então elas criaram um projeto chamado Hiring Minas.

Com esse projeto conhecemos alguns programas de inclusão social o {reprograma} e Laboratória.

Fizemos uma visita na {reprograma} e convidamos o programa para vir conhecer a Creditas. Quando as mulheres da {reprograma} vieram nos visitar nós falamos um pouco de como é a Creditas, o que fazemos, como é nossa cultura onde temos um ambiente que compartilha conhecimentos e experiências, tech talks, meetups, participação em eventos, feedbacks constantes, one on ones, 007 e muitas outras iniciativas.

Então recebemos um convite da {reprograma} para participar de um evento chamado Speed hiring, que conecta as ex-alunas da {reprograma} com empresas do mercado.

Em sua primeira edição, no primeiro semestre de 2018, o evento contou com mais de 20 empresas entrevistando um grupo de 30 alunas da 1a turma em parceria com a Estação Hack, do Facebook. — fonte https://reprograma.com.br/speed-hiring

Quer saber um pouco mais acesse o link

O Speed hiring funciona em forma de entrevista de 5 minutos com cada ex-aluna da {reprograma}. Depois da entrevista fazemos uma *calibração* e então selecionamos as que tiveram melhor engajamento com nossos valores e cultura.

Voltamos para a Creditas e analisamos os times para saber quais deles tinham a capacidade de absorver pessoas em início de carreira e de fazer mentoria para desenvolver essas pessoas, os times que se dispõem fazem uma entrevista com cada uma das mulheres para alinhar as expectativas delas e dos times.

Porque mentoria?

Os programas sociais dão uma introdução de diversos assuntos relacionados a tecnologia, mas entendemos que nós enquanto Creditas precisamos montar um plano de desenvolvimento e ter um acompanhamento mais próximo, fazer 1:1, pair programming, acompanhar a evolução, identificar possíveis pontos de melhoria e alinhar expectativas. Então resolvemos apostar em um programa de mentoria.

Acompanhamento

Com o passar do tempo fomos coletando feedbacks para entender se estávamos no caminho certo e se estávamos atingindo as expectativas.

Irei resumir de um jeito macro quais foram os sentimentos nos primeiros 15 dias e após 90 dias.

Primeiros 15 dias

Dores

Medo, Ansiedade e Incerteza

Ganhos

Felicidade, Realização, Sorte e Gratidão / Acolhimento

Como a Creditas ajudou

Oportunidade e Autonomia

O que faltou para ser melhor

Comunicação, Clareza

Após 90 dias

Dores

Falta de estrutura formal, Falta de perspectiva e Indefinição

Ganhos

Visibilidade, Deploy, Alívio e Consolidação

Como a Creditas ajudou

Confiança, Comprometimento, Resiliência e Melhoria Contínua

O que faltou para ser melhor

Foco de estudos e Treinamento pedagógico

Como tudo começou pra mim?

Na minha semana de onboarding na Creditas resolvi ficar até mais tarde porque ia rolar um encontro com as mulheres do {reprograma} e eu queria participar. O problema foi que eu não me atentei que o encontro era só pra mulheres 😶 e me senti desconfortável, pois pensei que estava invadindo o espaço delas, mas fui extremamente bem recebido por todas as mulheres, foi sensacional.

As mulheres que a Creditas havia contratado para o programa estavam falando um pouco de suas experiências, tanto em outros lugares que haviam trabalhado quanto na Creditas. Foi uma experiência inesquecível participar deste evento, em muitas das experiências contadas eu fiquei muito emocionado e pensava comigo mesmo - “estas mulheres são incríveis”. Desde então disse pra mim mesmo - "tenho que fazer parte disso."

Hoje somos 6 mentores e 6 mentoradas

Monique Oliveira mentorada por Vagner Ferreira Santos 🚀🚀🚀

Milena Martins mentorada por Daniel Silva Santos 🚀🚀🚀

Natalia Kikuchi mentorada por Rodrigo Pontes 🚀🚀 🚀

Joseline Corrêa Souza mentorada por André Casimiro 🚀🚀🚀

Mary Francis mentorada por Edmo Lima 🚀🚀🚀

Natalya Peixoto mentorada por Rafael Antonio Lucio 🚀🚀🚀

Estamos aprendendo a cada dia com esta iniciativa e melhorando os processos cada vez mais, para torna-la um sucesso 😃

Conheça um pouco mais dos programas

Reprograma: é uma iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres cis e trans que não têm recursos e/ou oportunidades para aprender a programar. Conheça um pouco mais neste link.

Laboratória: tem como objetivo ser a principal fonte de talento feminino em tecnologia, da América Latina para o mundo, a fim de transformar o futuro de milhares de mulheres e o mercado que as recebe. Conheça um pouco mais neste link.

Tem interesse em trabalhar conosco? Nós estamos sempre procurando por pessoas apaixonadas por tecnologia para fazer parte da nossa tripulação! Você pode conferir nossas vagas aqui.

--

--