Como se preparar para a fase de pair programming da Creditas

Anderson Victor
Creditas Tech
Published in
3 min readNov 7, 2022

Por Andy Victor

Neste artigo, venho contar para vocês como se preparar para uma das fases práticas do nosso processo seletivo feito para pessoas engenheiras.

Uma mulher rindo e conversando com um homem a sua frente com celulares em uma mesa de cor preto e notebook.
Uma mulher rindo e conversando com um homem a sua frente com celulares em uma mesa de cor preto e notebook.

A ideia primordial do pair programming — também conhecido como live code — é explorar a comunicação da pessoa candidata enquanto ela coda em conjunto com nosso time, compartilhando suas ideias para resolução.

Além de analisarmos como a pessoa candidata transmite seu pensamento às pessoas pares, avaliamos como ela lida com trabalho em equipe e se é aberta a feedbacks em relação ao código que está desenvolvendo. Afinal, por aqui trabalhamos em time e valorizamos muito a honestidade e transparência.

A etapa é realizada por alguém do nosso time técnico, formado por pessoas Software Engineers da mesma senioridade da vaga ou acima. Elas são capacitadas para avaliar tecnicamente os conhecimentos de quem está nessa fase do processo.

Também avaliamos pontos técnicos, como:

  • Exploração da solução de problemas e construção evolutiva;
  • TDD e BDD;
  • Design de código e Clean Code;
  • Princípios SOLID / TRUE / OOP;
  • Técnicas de Refactor.
Mulher em frente a notebook rindo olhando para tela.
Mulher em frente a notebook rindo olhando para tela.

Para que as pessoas cheguem ainda mais preparadas, seguras e ambientadas com a cultura de pair programming, enviamos o link do Github com antecedência para que tenham um contato anterior com o case e não sejam pegas de surpresa, além de poderem estudar para se sair bem no desafio.

Beleza Andy, mas e aí, como me preparo melhor para esse momento?

Calma jovem, vou chegar lá!

Conversei com várias de nossas pessoas Engenheiras para coletar informações diferentes do que deve ser estudado para esse momento. E aqui está o resultado.

  1. É extremamente importante se preparar e estudar o case do Github enviado com antecedência. Resolva-o e estude, entendendo os pontos de complexidade que podem surgir ao longo do case.
  2. Um dos focos do case são os princípios de TDD, orientação a objeto e clean code. Não é extremamente necessário usar TDD, mas é esperado um teste unitário.
  3. Leia também atentamente o que é pedido. Procure entender muito bem o problema colocado antes de começar a codar.
  4. Gostamos muito de TDD aqui. No entanto, se você não tem familiaridade com o tema, faça da melhor forma para você. Comunique-se com o time e fale o que você está pensando.
  5. O time também pode te ajudar na linha de raciocínio. Aproveite o momento para trocas e pergunte, questione; afinal, esse é um pareamento.
  6. Prepare bem o seu setup. Nosso time só vai conseguir te avaliar se tiver com suas configurações de setup prontas e atualizadas.
  7. Por último, mas não menos importante, tenha calma. Sabemos que o nervosismo está aí e que é difícil passar por uma avaliação. Compreendemos totalmente! Do nosso lado, vamos criar o ambiente mais confortável possível para conhecermos suas habilidades. Tenha paciência com você, com seus sentimentos e, se necessário, pare, pense, reflita e beba uma água.
Duas mulheres sentadas em cadeiras, olhando para a tela de um notebook.
Duas mulheres sentadas em cadeiras, olhando para a tela de um notebook.

Tenho certeza que, se você seguir essas dicas, vai se sair super bem e com certeza vai avançar para nossa etapa de Case de Arquitetura.

Se interessou? Bora dar uma olhada na nossa Página de Carreiras.

Se gostou desse conteúdo, deixa uma mensagem nos comentários. Vou adorar ler.

Caso tenha participado do nosso processo, me conta se essas dicas te ajudaram na etapa de pair. Espero ver você aqui na Nave! 🚀

--

--

Anderson Victor
Creditas Tech

Tech Recruiter and Psychologist. as experience in Talent Aquisition of several segments, currently focused on the technology and startups.