Conheça Product Hacking

Beatriz Yordaky
Creditas Tech
Published in
3 min readMay 11, 2022

To read in English click here.

Cientista, engenheiro, anatomista, pintor e músico. Essas são apenas algumas das ocupações do renascentista Leonardo da Vinci (1452–1519), possivelmente o generalista mais famoso da história. Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e tecnológico no qual a especialização é necessária, mas será que não há mais espaço para generalistas?

Mona Lisa, uma das mais conhecidas obras de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre — Paris, França

Interesse em múltiplas áreas é (e deve ser) valorizado no mercado de trabalho, uma vez que prepara para a inovação, o “pensar fora da caixa”. A criatividade surge naqueles que podem fazer conexões entre áreas e ideias a priori incompatíveis, gerando inovação, transformando e alavancando o negócio.

Um generalista sabe programar, tem conhecimento de produtos e contexto em negócios

Profissionais híbridos e generalistas sempre serão um diferencial, ao olharem tanto para tecnologia, negócios e produtos, por exemplo. E ao trabalharem de forma cooperativa com especialistas constituem — garantidamente — um time completo. Essa é a direção de empresas de alto crescimento e sucesso como a Creditas.

Conheça Product Hacking

Product Hacking é uma área cross que está dentro de Produto & Tecnologia. O objetivo do time é gerar valor para o negócio com soluções simples e inovadoras, chamadas “hacks”. Impulsionamos os ecossistemas através de rápida experimentação e validação. Em outras palavras, trabalhamos com:

  • MVPs (Minimum Viable Products) que viabilizem testar o market fit de alguma solução antes de implementar uma estrutura robusta de prod/tech;
  • MVPs que viabilizem testar um novo processo que tem como hipótese alavancar os resultados do negócio;
  • Discoveries e testes A/B de novas iniciativas para validar hipóteses de impacto. Levantamos informações, aprendemos e encontramos oportunidades;
  • Prova de conceito de novos serviços e fornecedores para validar que atendem a necessidade de produto.

Product Hacking olha para todas as etapas do negócio, além de entender os objetivos principais da empresa naquele momento.

Diferentes etapas de um negócio, baseado nas Métricas Piratas (AARRR)

Ser um Product Hacker é ter a oportunidade de trabalhar de ponta a ponta em um projeto, desde a sua concepção até o seu desenvolvimento, testes e tomada de decisão. É carregar um mindset generalista baseado em tecnologia, produtos, negócios, agilidade e simplicidade.

“A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.” — Leonardo da Vinci

Um case de sucesso de Product Hacking

O refinanciamento de carro é uma modalidade de empréstimo em que você usa o seu automóvel como garantia do crédito. Hoje na Creditas é possível refinanciar em até 90% do valor do seu veículo com crédito rápido, juros baixos e parcelas que cabem no orçamento. Saiba mais.

  • Nossa hipótese: Um processo de contratação mais simples para clientes de baixo risco aumentaria a eficiência do processo e impactaria na conversão, sem aumentar os riscos para o negócio. Um dos impactos esperados também era a redução do lead time médio.
  • O que foi feito: um teste AB, simplificando o processo de contratação para 50% dos clientes de baixo risco selecionados.
  • Qual foi o resultado: Aumento de 70% da eficiência de fechamento e redução do lead time em 40%.

Com o teste foi possível validar a hipótese sem a necessidade de construir uma solução robusta, identificando (de forma simples e ágil) uma oportunidade de valor para o negócio.

Se o projeto é bem sucedido e as hipóteses são validadas, é feito o handover. O projeto é entregue aos stakeholders envolvidos (em sua grande maioria Product Managers), que serão responsáveis por dar continuidade e construir a versão final do produto, utilizando de toda engenharia, acompanhamento e infraestrutura necessários. Todo projeto, independentemente do seu resultado, é uma oportunidade de aprendizado.

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.” — Leonardo da Vinci

Talvez um Product Hacker seja uma nova versão — tecnológica — do homem renascentista. Só que, claro, com um café na mão e um notebook debaixo do braço. Se Leonardo da Vinci fosse nosso contemporâneo, quem sabe ele não gostaria de entrar no time?

Venha para a nave você também! Veja as nossas vagas em aberto.

--

--